Proposta de um sistema de montagem para estudos em papel com recurso a ímanes de neodímio: o caso de estudo de três desenhos preparatórios de Rui Filipe

  • Paula Loura Batista Museu do Neo-Realismo
  • João Miguel Salgado Núcleo de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
  • Ana Sofia Neves Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) https://orcid.org/0000-0002-7546-776X
Palavras-chave: ímanes de neodímio, papel, estudos, sistemas de montagem, Rui Filipe

Resumo

O presente artigo descreve a estratégia usada para suspensão de estudos em papel, de grandes dimensões, em contexto expositivo com base na aplicação de ímanes de neodímio. Os três estudos da autoria do artista Rui Filipe (1929-1997), executados a óleo sobre papel, integraram a exposição Rui Filipe: Em Busca do Absoluto, no Museu do Neo-Realismo (MNR) de Vila Franca de Xira. A aplicação deste sistema permitiu que os estudos fossem apresentados ao público de forma segura e respeitando o critério de intervenção mínima das obras. A escolha dos ímanes de neodímio deveu-se à sua capacidade magnética. Os estudos foram ainda alvo de uma intervenção de conservação e restauro, uma vez que apresentavam danos resultantes do envelhecimento dos materiais, das técnicas utilizadas pelo artista e do acondicionamento desadequado a que estiveram sujeitos durante anos..

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Biografias Autor

Paula Loura Batista, Museu do Neo-Realismo

Museu do Neo-Realismo desde setembro 2012. Técnica Superior de História, Variante de História da Arte (Licenciatura na FCSH/Universidade Nova de Lisboa, 1998). Curadora e Gestora da Coleção de Artes Plásticas do MNR. Desenvolve investigação no âmbito do património neorrealista e em Arte Contemporânea (autora e co-autora de artigos nas publicações do MNR e noutras publicações); Co-organizadora de colóquios nacionais e internacionais, destacando “The Museum Reader – Is the museum a batllefield?” (2018); Co-curadora de ciclo de arte contemporânea COSMO/POLÍTICA no MNR (com Sandra Vieira Jürgens 2017-2021). De janeiro de 1999 a agosto de 2012 (Museu Municipal de Vila Franca de Xira). Concebeu exposições, desenvolveu investigação sobre o património concelhio (revisão do PDM/Carta de Património), produziu atividades de educação patrimonial e coordenou equipas de trabalho de inventariação, estudo, salvaguarda e divulgação do Património Cultural do Concelho, com destaque para a coordenação técnica do POCm - Programa Operacional de Cultura.

João Miguel Salgado, Núcleo de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

João Miguel Salgado é Bacharel de Conservação e Restauro pela Escola Superior de Conservação e Restauro de Lisboa, especializado em pintura de cavalete (1993). Licenciado em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2004). Iniciou a sua atividade na empresa OCRE (1994 - 1998). Integrou os quadros da Câmara Municipal de Santarém como Técnico de Conservação e Restauro (1998-2004) e como Técnico Superior de Conservação e Restauro (2004 - 2013). Integra, na atualidade, os quadros da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (2013- ao presente).

Ana Sofia Neves, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)

Ana Sofia Neves é doutoranda na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Investigadora colaboradora do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), desde 2019. Licenciada em Escultura – Laboratório de Conservação e Restauro de Gessos, pela FBAUL (2013-2016). Mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, pela FBAUL (2016 - 2020), com um projeto de investigação que visou a criação embalagens de acondicionamento, com recurso a tecnologias digitais 3D, para medalhas contemporâneas. Atualmente é assistente técnica do Núcleo de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Referências

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Publicado
2021-10-26
Como Citar
Loura Batista, P., Miguel Salgado, J., & Neves, A. S. (2021). Proposta de um sistema de montagem para estudos em papel com recurso a ímanes de neodímio: o caso de estudo de três desenhos preparatórios de Rui Filipe. Ge-Conservacion, 20(1), 118-128. https://doi.org/10.37558/gec.v20i1.1030
Secção
Artículos