Estudo para a caracterização espacial das lacunas no processo de reintegração cromática da pintura A Circuncisão do Menino Jesus

  • Ana Bailão Conservadora-restauradora em Pintura de cavalete. Doutoranda na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Obtenção do grau de Mestre com o tema “Metodologia e técnicas da reintegração cromática em pintura de cavalete” pela mesma instituição. Licenciatura pré-Bolonha, pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
  • Frederico Henriques Universidade Católica Portuguesa
  • Susana Mendes Universidade Católica Portuguesa
  • Alexandre Gonçalves Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Resumen

O estudo que aqui se apresenta foi efetuado no âmbito do curso de doutoramento em Bens Culturais, na especialidade de Pintura, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa, subordinado ao tema da qualidade em reintegração cromática. O objetivo do presente trabalho é propôr um sistema para a caracterização das lacunas da superficie pictórica, direccionado específicamente para o processo de reintegração cromática, de modo a que o conservador-restaurador possa ter acesso a uma informação qualitativa e quantitativa mais rigorosa, antes, durante e depois da intervenção. Para o efeito, utilizaram-se imagens fotográficas de uma pintura sobre madeira do século XVI e um sistema de informação geográfica (SIG). Trata-se de um programa informático utilizado no processamento de dados espaciais, o software open-source QGIS. O projeto tem a particularidade de ter sido efetuado em tempo-real, à medida que a intervenção foi decorrendo, como forma de apoio à tomada de decisão.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Bailão, Conservadora-restauradora em Pintura de cavalete. Doutoranda na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Obtenção do grau de Mestre com o tema “Metodologia e técnicas da reintegração cromática em pintura de cavalete” pela mesma instituição. Licenciatura pré-Bolonha, pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT).

Ana Bailão é licenciada (pré-bolonha) em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2005) e mestre pela Universidade Católica Portuguesa (2010). O tema de investigação foi sobre as metodologías e as técnicas de reintegração cromática em pintura de cavalete. Atualmente, é doutoranda na mesma instituição, em colaboração com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e o Instituto del Patrimonio Cultural de España (IPCE). O seu tema de doutoramente é sobre os criterios de intervenção e estratégias para a avaliação da qualidade em reintegração cromática de pintura de cavalete.

Frederico Henriques, Universidade Católica Portuguesa

Conservador-restaurador na especialidade de pintura, bacharel pela Escola Superior de Conservação e Restauro (1997), licenciatura pré-Bolonha no Instituto Politécnico de Tomar (2005), doutoramento em Conservação de Pintura pela Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa (2013) e pós-doutorando no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), e no Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora. Atualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e dedica-se exclusivamente à documentação digital de Bens Culturais.

Susana Mendes, Universidade Católica Portuguesa

Conservadora-restauradora. Licenciatura em Conservação e Restauro pela Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa (2011) e Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais – Especialização em Pintura pela Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa (2015). Principais interesses: Conservação e restauro de pintura sobre madeira, história da conservação e restauro, iconografia e iconologia.

Alexandre Gonçalves, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Licenciado em Matemática Aplicada e Computação (1995, IST), mestre em Sistemas de Informação Geográfica (1998, IST) e doutorado em Engenaria do Território (2007, IST). É professor no Instituto Superior Técnico (IST). Os seus intereses científicos incluem Sistemas de Informação Geográfica, Análise Espacial, Otimização, Modelação Geográfica, Algoritmos para Dados Espaciais e aplicações genéricas de SIG, incluindo aplicações à arte e às reconstruções históricas.

Publicado
2016-12-22
Cómo citar
Bailão, A., Henriques, F., Mendes, S., & Gonçalves, A. (2016). Estudo para a caracterização espacial das lacunas no processo de reintegração cromática da pintura A Circuncisão do Menino Jesus. Ge-Conservacion, 10, 6-19. https://doi.org/10.37558/gec.v10i0.308
Sección
Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a