A fotografia científica no arquivo da Fundación Telesforo Bravo-Juan Coello: a deterioração dos positivos monocromáticos de prata e gelatina
Resumo
A natureza especial e o valor da fotografia científica fazem com que o fundo do cientista Telesforo Bravo Expósito se torne uma indispensável e preciosa fonte documental do património natural das Ilhas Canárias. Este fundo fotográfico é composto por mais de 70000 objetos fotográficos. A maioria são positivos monocromáticos de prata em gelatina e, um processo fotográfico muito comum, tanto em arquivos como em coleções privadas. A primeira abordagem ao estudo deste fundo leva-nos a analisar 4062 cópias realizadas com este procedimento, de modo que se identificam os principais sinais físicos que afetam a imagem, a fim de determinar e relacionar essas alterações com o material de base das cópias positivas. O estudo organoléptico das cópias, através de instrumentação de aumento, e o fotográfico mudando a posição dos iluminantes, vão ajudar-nos a realizar uma primeira classificação e, posteriormente, a determinação das análises complementares necessárias para a caracterização da camada de gelatina deste tipo de cópias.
Downloads
Referências
ALI, M.; et al. (2012). Investigations on the chemical degradation of silver gelatine prints. International Journal of Conservation Science, 3(2), 93-106.
ALI, M.; et al. (2015). Investigations and conservation of El-Shenawy palace photographic collection in Mansoura, Egypt. Mediterranean Archaeology and Archaeometry, 15(3), 165-185.
BOADAS, J.; CASELLAS, Ll.; SUQUET, M.A. (2001). Manual para la gestión de fondos y colecciones fotográficas. Girona: CCG Edicions.
COELLO BRAVO, J. (2007). Biografías de Científicos Canarios: Telesforo Bravo Expósito. Canarias: Oficina de Ciencia, Tecnología e Innovación. Gobierno de Canarias.
FUENTES, A.; ROBLEDANO ARILLO, J. (1999). “La identificación y preservación de los materiales fotográficos.” En: Manual de documentación Fotográfica (Félix del Valle, coordinador). Madrid: Síntesis. p. 43-76.
HERRERA GARRIDO, R. (2014). La conservación de fotografía contemporánea. Nuevos retos y problemas. 15a Jornada de Arte Contemporáneo, febrero 2014, pp. 81-96.
HODGSON, A. (2007). “Silver halide materials: General emulsion propierties”. En The Focal Encyclopedia of Photography (Fourth Edition). Focal Press, 641-649. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-240-80740-9.50138-0
Instituto Canadiense de Conservación (ICC). (2014). Notas 16/4. Cuidado de las copias fotográficas en Blanco y Negro. Santiago de Chile: CNCR-DIBAM.
Instituto Canadiense de Conservación (ICC). (2014). Notas 16/6. Procesamiento de películas y papeles fotográficos contemporáneos en Blanco y Negro. Santiago de Chile: CNCR-DIBAM.
Image Permanence Institute (IPI) (2020). Graphic Atlas. Rochester, New York: Graphic Atlas. Recuperado de www.graphicsatlas.org
LAVÉDRINE, B. (2010). (re)Conocer y conservar las fotografías antiguas. Francia: CTHS.
LAVÉDRINE, B. (2003). A guide to the preventive conservation of photograph collections. Los Angeles: Getty Conservation Institute.
MAYNÉS, P. (2005). Fotografia. La conservació de col•leccions de fotografíes. Cataluña: Generalitat de Catalunya.
MOON, J.; CURRAN, K. (2017). “A study of the relationship between the migration of image silver and perceived yellowing of silver gelatine photographs”. Heritage Science, 5(45). https://doi.org/10.1186/s40494-017-0159-9
PAVÃO, L. (2002). Conservación de colecciones de fotografías (IAPH). Andalucía: Consejería de Cultura.
STULIK, Dusan. (2013). The atlas of analytical signatures of photographic processes. Silver Gelatin. Los Ángeles: The Getty Conservation Institute.
WEAVER, G. (2008). A guide to fiber-base gelatin silver print condition and deterioration. New York: Advanced Residency Program in Photograph Conservation.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.