Desvendar a arte da pintura mural de Almada Negreiros nas estações marítimas de Alcântara (Lisboa): Diagnóstico de camadas cromáticas como guia para sua conservação futura
Resumo
Este artigo relata uma pesquisa de diagnóstico de camadas cromáticas deterioradas em três pinturas murais pintadas por Almada na Estação Marítima de Alcântara, em Lisboa. O objetivo foi o entendimento dos principais fenómenos de deterioração como apoio a futuros trabalhos de conservação. A configuração analítica foi composta por afotografia técnica no Vis, Vis-Ras e UVF, p-OM e h-EDXRF; micro-amostragem; OM, SEM-EDS, μ-XRD, μ-Raman, FT-IR e Py-GC/MS. Os primeiros resultados mostram que todas as camadas cromáticas analisadas estão afectadas por sais (sulfatos) que ao longo do tempo tem causado perdas de adesão e de coesão, erosão e lacunas. As camadas cromáticas verdes-claras/verde-claras azuladas presente em todos os painéis são as mais atingidas. Aglutinantes não foram identificados, mas somente a presença de polímeros vinílicos nas superfícies pintadas com brilho.
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