Um estudo sobre a utilização de sete papéis distintos no "facing" de pintura a óleo sobre tela

Palavras-chave: facing, pintura a óleo, wet-strenght tissue, modelspan

Resumo

Será que o papel japonês é o material mais adequado para o facing de pintura sobre tela? Seria benéfica a utilização de papéis específicos adequados a cada caso? Este estudo procurou dar resposta a estas questões e dar a conhecer, dos papéis testados, qual o mais adequado ao facing em pintura a óleo sobre tela. Para o efeito, foram executadas maquetes, de três cores diferentes. Em cada cor foram realizadas duas texturas, uma lisa e outra empastada. Foram também definidas, em cada cor e textura, três áreas: duas para aplicação de dois vernizes distintos e outra para permanecer sem verniz. As maquetes foram realizadas para que se obtivessem todas as combinações dos materiais anteriormente descritos e cada papel foi testado em cada uma destas combinações.
Realizados os ensaios e analisados os resultados, concluiu-se que, dos materiais testados, o papel japonês nem sempre foi o mais eficaz, tendo sido superado pelo Wet-strength Tissue, um papel celulósico, por demonstrar facilidade de aplicação, pela resistência do papel e pela perda de fibras.

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Biografias Autor

Patrícia Sofia Fernandes Varela, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal

Licenciada em Património Cultural e Arqueologia em 2017, pela Universidade do Algarve e mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea em 2020, pela Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa. Estagiou no Museu Municipal de Faro em Conservação e Restauro. A investigação de mestrado foi acerca da utilização de diferentes papéis japoneses no facing de pintura a óleo sobre tela, feita em colaboração com a Professora Ana Bailão e o Professor Matteo Rossi Doria, na empresa Conservazione di Beni Culturali, em Roma. Atualmente trabalha na área da conservação e restauro.

Matteo Doria, CBC Conservazione Beni Culturali, Viale Manzoni, Roma, Itália

Matteo is in conservation since 1979. After a three years apprenticeship and ICCROM training he dedicated his professional interest to few specific problems in conservation, first of all canvas paintings structural conservation. He always tried to put things together, different methods and approaches, looking at an honest assessment of each of them and revisit traditional methods recipes and applications. Meanwhile he worked in other fields of research, as paint layers consolidation and minimal treatments, in Cesmar7 international meeting organization (2004-2006-2008). Matteo does also work on historical carriage collection conservation/restoration, preventive conservation, in national and European Community projects, as project manager in training/update projects and events, teaching and lecturing for Viterbo University and other institutions. He’s member of CBC Conservazione Beni Culturali, a large private company settled in Roma.

Ana Bailão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal

Prof. Auxiliar da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Coordenadora do Mestrado de Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea na mesma instituição. Licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2005) e mestre em Conservação de Pintura pela Universidade Católica Portuguesa (2010). Doutora em Conservação de Bens Culturais pela mesma universidade, em colaboração com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e o Instituto do Patrimônio Cultural de Espanha (IPCE), em Madrid. Investigações e projetos foram apresentados através de publicações, palestras, exposições e apresentações. Ensino de conservação e restauro desde 2008. Intervenções de conservação e restauro para privados e Estado desde 2004.

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Publicado
2021-10-29
Como Citar
Fernandes Varela, P. S., Rossi Doria, M., & Bailão, A. (2021). Um estudo sobre a utilização de sete papéis distintos no "facing" de pintura a óleo sobre tela. Ge-Conservacion, 20(1), 146-161. https://doi.org/10.37558/gec.v20i1.1066
Secção
Artículos