Tecidos ignífugos e sistemas de proteção in situ na salvaguarda de bens culturais em situações de emergência
Resumo
Este artigo apresenta o estudo realizado no Museu do Prado para a seleção de materiais e sistemas de proteção in situ em caso de emergência para as suas coleções. Baseia-se na premissa de ser uma opção viável para proteção in situ das obras que, devido à sua natureza material, formal, significado ou uso, no contexto da coleção, permitiria ou seria conveniente priorizar antes de uma transferência por motivos comuns ou antes de uma evacuação, em caso de circunstâncias extraordinárias. Numa primeira fase, definem-se as necessidades de proteção dos bens culturais, distinguindo as opções de que dispomos para combater alguns riscos específicos ou a maioria dos mais comuns. De seguida, são analisados diferentes materiais desenvolvidos no mercado, especificamente os chamados “tecidos ignífugos”, indicando as suas características e propriedades para depois ser feita uma avaliação dos aspectos a considerar e, por fim, definir aquelas características básicas necessárias na proteção do património, mantendo também os parâmetros adequados para sua conservação.
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