A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas – O caso da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes

  • Guilherme Gameiro Lopes Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa, Portugal
  • Marta Frade Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0719-0308
  • Alice Nogueira Alves Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6683-8007
Palavras-chave: conservação preventiva, gestão de coleções, gesso, Universidade de Lisboa

Resumo

Neste artigo é apresentado um projeto para a gestão do acervo existente na reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Depois de identificados os problemas relacionadas com o fator de alteração da dissociação neste acervo, é proposta a utilização de códigos QR para combater as suas consequências e evitar futuras perdas, dando-se exemplos de esculturas do acervo de gessos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Guilherme Gameiro Lopes, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa, Portugal

Guilherme Gameiro Lopes foi aluno da Faculdade de Belas-Artes de 2015 a 2021. Fez a sua licenciatura em Ciências da Arte e do Património e o seu mestrado em Museologia e Museografia. Trabalhou na área do património edificado durante quatro anos, participando em intervenções de conservação e restauro, e numa galeria de arte no centro de Lisboa onde desempenhou funções de galerista como: visitas guiadas, inventariação, conservação e restauro e participação em feiras de arte.

Marta Frade, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal

Iniciou a sua formação na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra em 1997, onde cultivou o seu interesse pelo património em gesso. Este material acabou por ser de extrema importância na sua carreira académica. Em 2005, concluiu a licenciatura em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar. Desde 2011, é Professora Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Terminou o seu doutoramento com uma tese sobre Conservação e Restauro de Escultura em gesso, em 2018.

Alice Nogueira Alves, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal

Conservadora restauradora. Desde o início da sua formação, as questões relacionadas com a história e a teoria do restauro e o modo como se encara o objeto artístico assumiram uma importância fundamental nos seus interesses académicos, terminando o seu doutoramento História da Arte, Património e Teoria do Restauro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Referências

ALVES, A. N., FRADE, M., ALCOBIA, C. (2014). “A Implementação de um Plano de Conservação Preventiva para o Acervo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa”. In Atas do Seminário Internacional “O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva”. Porto: Faculdade de Letras da Universidade de Porto. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id03id1438&sum=sim [Consulta: 19/10/2020]

ALVES, A. N., FRADE, M. (2017). “The tenth «sense» of preventive conservation - the inventory and study of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon collections”. In Intangibility Matters – International Conference on the values of tangible heritage, IMaTTe. Lisboa: LNEC, 181-190. https://goo.gl/M5r7pC [consulta: 5/10/2020]

BENTO, B. (2015). In Situ: um projecto de trabalho com a comunidade para a conservação do património da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/24592 [consulta: 5/10/2020]

BERNARDO, J. V. (2013). A Coleção de Escultura da Faculdade de Belas Artes: A formação do gosto e o ensino do Desenho. Tese de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/10797 [consulta: 5/10/2020]

Canadian Conservation Institute (2018). Preventive conservation and risk management. https://www.canada.ca/en/services/culture/history-heritage/museology-conservation/preservation-conservation/preventive-conservation.html [consulta: 23/7/2021]

COSTA, R. (2012). Os Códigos QR em museus. Dissertação de Mestrado. Lisboa: ISCTE-IUL. http://hdl.handle.net/10071/5670 [Consulta: 9/10/2020]

LOPES. G. (2021). Organização e Gestão de Coleções – Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa como caso de estudo. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/50211 [Consulta: 20/04/2023]

MICHALSKI, S. (1990). “An Overall Framework for Preventive Conservation and Remedial Conservation”. In: ICOM Committee for Conservation, 9th Triennial Meeting. Paris, ICOM Committee for Conservation, 589–591. https://www.academia.edu/741942/1990_An_overall_framework_for_preventive_conservation_and_remedial_conservation [Consulta: 8/11/2020]

SENDINO, M. C. (2013). “Use of QR code Labels in Museum collection management”, Collections. A Journal for Museum and Archives Professionals, 9(3): 239-254. https://www.researchgate.net/publication/301567638_Use_of_QR_Code_Labels_in_Museum_Collection_Management [Consulta: 9/10/2020]

Unitag (2021). QR Codes Generator. https://www.unitag.io/qrcode [consulta: 17/7/2021]

WALLER, R. (1994). “Conservation risk assessment: A strategy for managing resources for preventive conservation”. In: Preprints of the Contributions to the Ottawa Congress, 12 16 September 1994, Preventive Conservation: Practice, Theory and Research. Roy, A. and Smith P. (Ed.). London: IIC, 12-16. http://www.museumsos.org/docs/WallerOttawa1994.pdf [consulta: 7/11/2020]

WALLER, R., CATO, P. (2019). Agent of Deterioration: dissociation. https://www.canada.ca/en/conservation-institute/services/agents-deterioration/dissociation.html [consulta: 23/7/2021]

Wix (2021). Wix. https://www.wix.com/ [consulta: 17/7/2021]

Publicado
2023-06-21
Como Citar
Gameiro Lopes, G., Frade, M., & Nogueira Alves, A. (2023). A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas – O caso da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes. Ge-Conservacion, 23(1), 182-190. https://doi.org/10.37558/gec.v23i1.1216
Secção
Suplemento