Museum Town: Histórias, Práticas e Memórias Norte-Americanas
Resumo
Através de diferentes perspectivas, o presente trabalho pretende analisar o filme Museum Town (Jennifer Trainer, 2019) e o modo como este dá conta do processo de revitalização do espaço que originou MASS MoCA. Para tal, o artigo segue três linhas orientadoras: 1) a história de North-Adams que 2) se cruza com a história de MASS MoCA – e que vai sendo apresentada através de imagens de arquivo e de entrevistas –, e 3) a construção e instalação de “Until”, de Nick Cave. Estas permitir-nos-ão tentar entender qual a potencialidade e papel de um projecto como o MASS MoCA, enquanto nos ajudarão igualmente a compreender a relação deste mesmo projecto com a pequena cidade que o acolhe, North-Adams, MA.
Downloads
Referências
BOYM, S. (2001). The Future of Nostalgia. New York: Basic Books.
CENTER FOR CREATIVE COMMUNITY DEVELOPMENT (sem data). “Brief Summary of the Economic Impact of Dia:Beacon in Beacon, New York”, Williams College.
CRISMAN, P. (2005). “MASS MoCA: Industrial > Cultural Production”, Encounters/Encuentros/Recontres, 326-336.
DIA (2023). Dia Beacon Riggio Galleries. 3 Beekman Street, Beacon, New York. Disponível em: https://www.diaart.org/visit/visit-our-locations-sites/dia-beacon-beacon-united-states
DUARTE, J. (2019). “A Cidade Depois: Sobre Detropia”, Rebeca: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 8 (2): 35-57.
ENERSON, L. (2017). “The promise of MASS MoCA”, Commonwealth. Disponível em: https://commonwealthmagazine.org/arts-and-culture/the-promise-of-mass-moca/
FAREWELL TO FACTORY TOWNS? (2012). Realizado por Maynard Seider. Produzido por Maynard Seide e James Lescault.
MASS MoCA (2016). Disponível em: https://massmoca.org/event/nick-cave-until/
MASS MoCA (2023). Disponível em: https://massmoca.org/about/history/
MIRANDA, A. C. (2020). “Review: ‘Museum Town’ shows how art changed a mill town but offers little depth”, Los Angeles Times. Disponível em: https://www.latimes.com/entertainment-arts/story/2020-12-18/review-museum-town-documentary-art-meryl-streep
MUSEUM TOWN. (2019). Realizado por Jennifer Trainer. Produzido por The Office Performing Arts + Film.
RHODES II, M. A., PRICE, W. R. E WALKER, A. (2021). Geographies of Post-Industrial Place, Memory and Heritage. London and New York: Routledge.
MUSEUM TOWN PRESS NOTES (2019). Disponível em: https://4f399d350e4882ff73b9-0f00c87f9e216dcd5acfbe5f7dfb64d7.ssl.cf2.rackcdn.com/production/documents/MUSEUM%20TOWN%20Press%20Notes.pdf
SALICE, M. S. (2011). “Art contribution to cities’ transformation: The role of Public Art management in Italy”, ENCATC Journal of Cultural Management and Policy, 1(1), 64-73. https://www.encatc.org/media/2704-journal_vol1_issue1_dec20116574.pdf
SEIDER, M. (2021). “The Modern Berkshires: Deindustrialization, Mass MoCA, and the Demise of North Adams Regional Hospital”, Historical Journal of Massachusetts, 49 (2).
SHEPPARD, C. S., OEHLER, K., BENJAMIN, B. E KESSLER, A. (2017). “The Economic Impact of MASS MoCA in 2017”, Center for Creative Community Development. Williams College. https://web.williams.edu/Economics/ArtsEcon/library/pdfs/MASSMoCAEconomicImpacts2017.pdf
SMITH, Roberta. (2007). “Is It Art Yet? And Who Decides?, The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2007/09/16/arts/design/16robe.html
TAYLOR, L. (2018). Marfa, Texas: Marfa Book Company.
THE CHINATI FOUDATION (sem data). Disponível em: https://chinati.org/about/mission-history/
THR STAFF. (2019). “‘Museum Town’: Film Review | SXSW 2019”, The Hollywood Reporter. Disponível em: https://www.hollywoodreporter.com/movies/movie-reviews/museum-town-1195283/
TOLLESON, M. (2022). “More Than a Museum: The Chinati Foundation, Home of the Brave”, Panorama: Journal of the Association of Historians of American Art 8, 2.
WESTERVELT, R. F. (2010). Museums and Urban Revitalization: Regional Museums as Catalysts for Physical, Economic, and Social Regeneration of Local Communities. PhD thesis. Seton Hall University.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.