Estudo e catalogação de espadas japonesas em museus do exército espanhol

Palavras-chave: Japão, nihontō, tsuba, Museu do Exército, Museu Histórico Militar das Canárias, Museu Militar de Montjuïc

Resumo

Desde os primeiros contactos entre Espanha e Japão, um dos temas que mais tem atraído a atenção do país do sol nascente é tudo o que se relaciona com a nobreza guerreira ou classe samurai, procurando nas suas armas a máxima expressão desta ideia. Quando os colecionadores espanhóis se aperceberam de que, para além do valor histórico-antropológico das armas japonesas, existia um valor artístico de requintada manufatura, todos os olhares se voltaram para o Japão. Com o início das relações diplomáticas entre Espanha e Japão em meados do século XIX, várias espadas japonesas começaram a chegar ao nosso país, frequentemente pelas mãos de militares destacados na região. Neste artigo, analisaremos estas armas presentes nos museus do exército espanhol, estabeleceremos diretrizes de catalogação e apresentaremos o seu estado atual de conservação, oferecendo orientações para a sua correta preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Marcos Andrés Sala Ivars, ESERP (Universidad Rey Juan Carlos)

Marcos A. Sala Ivars es doctor y licenciado en Historia del Arte por la Universidad Complutense de Madrid. Ha sido profesor del Grado de Estudios de Asia Oriental de la Universidad Autónoma de Madrid y en la actualidad ejerce como docente en ESERP (Universidad Rey Juan Carlos). Centra sus investigaciones en el armamento japonés y la historia del arte vinculada al samurái. Cuenta con cerca de cincuenta de entradas divulgativas y una decena de publicaciones científicas indexadas. Ha impartido cursos y conferencias en 9 universidades españolas, 3 sudamericanas y 2 europeas, y colabora asiduamente con la Embajada de Japón, Fundación Japón y Casa Asia en materias de docencia e investigación. Es revisor varias revistas científicas y miembro de asociaciones de estudios japoneses y proyectos I+D. Su formación académica se complementa con un estudio marcial de tradiciones antiguas japonesas, siendo representante para España de algunas de ellas.

Referências

ARIAS ESTÉVEZ, M. (2003). “Siete samuráis en el Museo del Ejército de Madrid: Seda, hierro y laca”. Revista Goya 292: 35-50.

BLAT, A. (2018). “Relaciones Japón y España desde la negociación hasta la revisión del tratado de 1868” en Tratado de 1868: Los cimientos de la amistad Japón-España. Ministerio de Asuntos Exteriores UE y Cooperación del Gobierno de España. Embajada de Japón en España. 59-147 https://www.exteriores.gob.es/es/ServiciosAlCiudadano/PublicacionesOficiales/Tratado%20de%201868.%20%20Los%20cimientos%20de%20la%20amistad%20Japón-España.pdf

BERNALTE SÁNCHEZ, A. (2012). “Estudio de un arma japonesa del Museo del Ejército”. Militaria, Revista de Cultura Militar, 16 (109-25).

BUCK, T. (2014). The art of Tsukamaki. Polonia. Lloyd & Tutle publishing limited.

CURATIONAL SECTION EDO-TOKYO MUSEUM (1998). A report of japanese materials in Europe. Edo-Tokyo Museum Publish. Tokio (Japón).

FUKUSHI, S. (2016). Tosogu classroom. [Vol. 1]. Traducido y publicado por Sesko, M. en colaboración con NBTHK AB [Nihon Bijutsu Tōken Hozon Kyōkai American Branch] y NBTHK EB [Nihon Bijutsu Tōken Hozon Kyōkai European Branch]. Lulu Inc.

GUBERN, A. (05-01-2007). Zapatero cede Montjuich a diez días de la campaña. ABC. https://www.abc.es/espana/abci-zapatero-cede-montjuich-diez-dias-campana-200705010300-1632846505190_noticia.html

GUBERN, A. (10-06-2018). No hay indulto para el museo militar. ABC. https://www.abc.es/espana/catalunya/abci-no-indulto-para-museo-militar-200806100300-1641923093840_noticia.html

HAYNES, R. (2001). The Index of Japanese Sword Fittings and Associated Artists. Vol. I. EEUU. Nihon Art Publishers.

KAWACHI, K. MANABE, M. (2004). The art of the Japanese sword as taught by the experts. Ribun Shuppan Co. Ltd. Japan.

MASSEY D. y WADA T. (2006). Aizu and Aizu Shoami Tsuba. Louisville. Kentucky (EEUU.) Nihontocraft Ed.

SALA IVARS, M. (2016). “Los sables japoneses y sus complementos: objetos de deseo de nuestros coleccionistas/compradores”. Revista de Museología, 65: 54-66. https://orcid.org/0000-0002-2660-1360

SATO, K. (1983). The japansese sword. A comprenhensive guide. Kodansha Int. Ed. Tōkyō (Japan).

SESKO, M. (2011). Handbook of Sword Fittings related terms. Norderstedt (Germany). Books on Demand.

SESKO, M. (2015). Swordsmiths of Japan. Lulu Inc.

SESKO, M. (2012). The Japanese toso-kinko schools. Lulu Inc.

TALUÉ CALVO, M. (2015). El concepto de autenticidad en la restauración monumental en Oriente y Occidente. Los casos del Partenón y el Santuario de Ise. [Trabajo Final de Grado] Universidad de Zaragoza.

UNESCO (1994). Carta de Nara. Documento de Nara sobre la Autenticidad. https://www.iccrom.org/sites/default/files/publications/2020-05/convern8_06_docudenara_esp.pdff

VV.AA. (2005). Introduction to Japanese swords through pictures. All Japan Swordsmith Association. Tōkyō (Japan).

VEGA PINIELLA, R. (2016). “Vendedores y compradores de Arte Oriental en España. Primeras vías de penetración”. Revista de Museología, 65: 28-42.

YOSHINDO, Y. KAPP, L. KAPP, H. (2012). The art of the Japanese sword. The craft of swordmaking and its appreciation. Tuttle publishing periplus Ed. Singapore.

YUMOTO, M. J. (1958) The samurai sword. A handbook. Tuttle Publishing. Periplus Editions. Singapore.

Publicado
2024-10-15
Como Citar
Sala Ivars, M. A. (2024). Estudo e catalogação de espadas japonesas em museus do exército espanhol. Ge-Conservacion, 26(1), 91-117. https://doi.org/10.37558/gec.v26i1.1319
Secção
Artículos