Biodeterioro de la fuente de Lavapatas, parque arqueológico de San Agustín-Huila. Colombia
Resumo
El parque arqueológico de San Agustín-Huila (Colombia) declarado por la UNESCO en 1985 como patrimonio de la humanidad, es un lugar mágico con estructuras funerarias, elementos escultóricos (guardines) e íconos para la comunidad de la región, como la Fuente de Lavapatas (300m2) descubierta en 1937. El lugar es testimonio de la ingeniería de los escultores precolombinos para tallar la roca (figuras en formas humanas y animales) y obtener el complejo laberinto de canales hídricos que la caracteriza. La Fuente ha sido motivo de proyectos de conservación interdisciplinarios para garantizar su salvaguarda, enfocando los esfuerzos a establecer mecanismos de deterioro por factores como el agua, el medioambiente, la intemperie y el biodeterioro. En el marco del Programa Integral de Conservación para el parque, la presente investigación permitió identificar los principales agentes de biodeterioro, mecanismos de acción e indicadores sobre la roca de la fuente, apoyando la búsqueda certera de medidas de mitigación del impacto biológico.Downloads
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.