Percepciones locales a cerca del patrimonio cultural y el desarrollo del turismo: Bač, Serbia, como caso de estudio
Resumo
Este trabajo representa parte de una investigación más amplia sobre el caso de estudio de Bač – un pequeño pueblo al noroeste de Serbia que se encuentra inscrito en la Lista tentativa de la UNESCO – cuyo objetivo es explorar si el patrimonio cultural de la localidad puede ser considerado una fuerza impulsora para el desarrollo del turismo cultural y de esa manera funcionar como un motor para el desarrollo de la comunidad local. Por otra parte, explora si el valor y potencial del patrimonio cultural en Bač ha sido reconocido por la comunidad local, dado que los residentes son actores significantes que pueden influir tanto en el éxito como en el fracaso de la industria de turismo local. Los resultados muestran la ausencia tanto de iniciativa local de implicación en el desarrollo del turismo. Aunque la comunidad local tenga consciencia del significado y el atractivo del patrimonio cultural, no lo percibe de una manera beneficiosa, como un recurso económico.
Downloads
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.