Restauração da fotografia: o caso do “Retrato De Novia” do Estudio Amer-Ventosa (Madrid, 1962)
Resumo
As fotografias podem ser vistas alteradas em diversas camadas, em razão de vários fatores, sejam ambientais, relacionados à confecção, criação e processamento, os referentes a sua história e manipulação, e de armazenagem e exposição, em termos gerais.
Dentro da casuística dos danos possíveis, os que provocam a adesão da emulsão ao vidrio do sistema de molduras, constitui um dos desafios mais complicados que o restaurador de material fotográfico pode enfrentar.
Esse é o caso da impressão em preto e branco, do famoso e já desaparecido estudio madrilenho Amer-Ventosa, cuja intervenção nos ocupa e nos pode guiar na hora de estabelecer a possível metodologia de trabalho, partindo de exames visuais com o uso de microscópio e considerando os critérios de atuação válidos nessa disciplina.
Downloads
Referências
CATTANEO, B., GIUSINO, A. y RUELLO, S. (2012). “I postivi argentici in bianco e nero”. En Il restauro della fotografia: materiali fotografici e cinematografici, analogici e digitali. Cattaneo, B. (coord.). Florencia: Nardini Editore, 131-144.
CORTI, L., GIOFFREDI SUPERBI, F. y GASPARRINI, L. (coord.) (2004). “Glossario di terminologia fotográfica” en AIB-Associazione Italiana Biblioteche. http://www.aib.it/aib/lis/lpi13eg.htm. [consulta: 5/11/2016].
FELDMAN, L. H. (1981). “Discoloration of black and white photographic prints”. En Issues in the Conservation of Photographs. Norris, D. H. y Gutierrez, J. J. (coord.) (2010). Los Angeles: Getty Publications, 188-205.
FUSTER PESET, J. y CABREJAS, C. (2013). “Amer-Ventosa”. En Diccionario de fotógrafos españoles: del siglo XIX al XXI, Rubio, O. M. (coord.). Madrid: La Fábrica, 39.
GARCÍA CALLE, S. (1993, 7 de julio). El valle de Valca. El País. http://elpais.com/diario/1993/07/07/economia/741996023_850215.html. [consulta: 5/11/2016].
HENDRIKS, K. B. (1991-2002). “On the mechanism of image silver degradation”. En Issues in the Conservation of Photographs. Norris, D. H. y Gutierrez, J. J. (coord.) (2010). Los Angeles: Getty Publications, 227-235.
HERRERA GARRIDO, R. (2015). “Conservación y restauración”. En Patrimonio fotográfico: de la visibilidad a la gestión. Salvador Benítez, A. (coord.). Gijón: Trea, 51-82.
NORRIS, D. H. (1989). “The Removal of a Silver Gelatin Photograph Adhered To Glass”. En Topics in Photographic Preservation 3. Washington, D.C.: American Institute for Conservation Photographic Materials Group, 86-91.
NORRIS, D. H. (1991). “Preservation planning for diverse photographic holdings”. En Issues in the Conservation of Photographs. Norris, D. H. y Gutierrez, J. J. (coord.) (2010). Los Angeles: Getty Publications, 577-585.
NORRIS, D. H. (1999). “Surface cleaning of damaged photographic materials: current practice and concerns”. En Issues in the Conservation of Photographs. Norris, D. H. y Gutierrez, J. J. (coord.) (2010). Los Angeles: Getty Publications, 610-622.
ORTEGA GARCÍA, I. (1989). “Amer-Ventosa”. En 150 años de fotografía en la Biblioteca Nacional. Guía-inventario de los fondos fotográficos de la Biblioteca Nacional Madrid: El Viso, 265.
REILLY, J. M. (1991). “Preserving photograph collections in research libraries: a perspective”. En Issues in the Conservation of Photographs. Norris, D. H. y Gutierrez, J. J. (coord.) (2010). Los Angeles: Getty Publications, 567-576.
RESIDORI, L. (2009). Fotografie. Materiali fotografici, processi e tecniche, degradazione, analisi e diagnosi. Pádua: Edizioni il Prato.
SWAN, A. (1981). “Problems in the conservation of silver gelatin prints”. En Issues in the Conservation of Photographs. Norris, D. H. y Gutierrez, J. J. (coord.) (2010). Los Angeles: Getty Publications, 533-554.
Bibliografía
“Amer-Ventosa”, en dFoto.info directorio de colecciones de fotografía en España 2012. http://www.dfoto.info/index.php/colecciones/details/1/19492. [consulta: 6/5/2016].
BERSELLI, S. y GASPARINI, L. (2004). L’ archivio fotografico: manuale per la conservazione e la gestione della fotografia antica e moderna. Bolonia: Zanichelli.
CATTANEO, B. (coord.) (2012). Il restauro della fotografia: materiali fotografici e cinematografici, analogici e digitali. Florencia: Nardini Editore.
FOX, L., “La gestión de fondos fotográficos en entidades no comerciales”, en Hipertext.net 1. http://www.hipertext.net. [consulta: 5/11/2016].
FUENTES CÍA, Á. (1997). La identificación de materiales fotográficos convencionales. Madrid: SEDIC.
FUENTES CÍA, Á. y ROBLEDANO ARILLO, J. (1999). “La identificación y preservación de los materiales fotográficos”. En Manual de documentación fotográfica, del Valle, F. (coord.). Madrid: Síntesis, 43-76.
GÓMEZ IRUELA, A., “Las galerías fotográficas de Madrid en los inicios de la fotografía”, en Paperback 6. http://artediez.es/paperback/wp-content/uploads/sites/13/2009/10/fotografia1.pdf [consulta: 5/11/2016].
HENDRIKS, K. B., THURGOOD, B., IRACI, J., LESSER, B. et al. (1991). Fundamentals of photograph conservation: A study guide. Toronto: Lugus Publications.
LAVÉDRINE, B., GANDOLFO, J. P. y MCELHONE, J. (2009). Photographs of the past: process and preservation, Los Angeles: Getty Conservation Institute.
LAVÉDRINE, B. y MONOD, S. (2003). A guide to the preventive conservation of photograph collections. Los Angeles: Getty Conservation Institute.
LÓPEZ MONDÉJAR, P. (1996): Las fuentes de la memoria Vol.3, Fotografía y sociedad en la España de Franco. Barcelona: Lunwerg.
MESTRE I VERGÉS, J. (2014). Identificación y conservación de fotografías. Gijón: Trea.
NORRIS, D. H. y GUTIERREZ, J. J. (2010). Issues in the Conservation of Photographs. Los Angeles: Getty Publications.
NORRIS, D. H (1989). “The Removal of a Silver Gelatin Photograph Adhered To Glass”. En Topics in Photographic Preservation 3. Washington, D.C.: American Institute for Conservation Photographic Materials Group, 86-91.
ORTEGA GARCÍA, I. (1991). “Los fondos fotográficos de la Biblioteca Nacional. Su naturaleza y estructura”. A distancia, 1: 160-169.
PAVAO, L. (2001). Conservación de colecciones de fotografías. Sevilla: Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico.
REILLY, J. M. (1986). Care and identification of 19th‐century photographic prints. Rochester: Eastman Kodak Co.
ROOSA, M. (2002). “Care, handling, and storage of photographs”, en International Preservation Issues (IPI) 5. http://www.ifla.org/files/assets/pac/ipi/ipi5-es.pdf. [consulta: 5/11/2016].
SALVADOR BENÍTEZ, A. (2015). Patrimonio fotográfico: de la visibilidad a la gestión. Gijón: Trea.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.