Análises e metodología científica aplicados à obra textil de Mariano Fortuny e Madrazo
Resumo
Neste artigo apresentamos a metodologia analítica e os resultados obtidos no laboratório do IPCE na identificação dos materiais presentes em diversas obras de Mariano Fortuny, pertencentes ao Museo del Traje de Madrid (CIPE). Foram selecionadas um total de 15 peças, divididas em dois grupos respeitantes a indumentárias e têxteis. Entre elas encontram-se três colgaduras, oito peças de distintas indumentárias, três colgaduras e quatro tecidos planos. As análises realizadas pretendem alcançar os seguintes objetivos: a) determinar a técnica de elaboração, b) explicar a aplicação da cor nos estampados de determinadas peças têxteis.
Downloads
Referências
VV.AA. (2010). Inspiraciones. Mariano Fortuny y Madrazo. Madrid, Subdirección General de Promoción de las Bellas Artes. Ministerio de Cultura.
VV.AA. (2010) Fortuny: el mago de Venecia. Barcelona: obra Social de Caixa Catalunya.
VV.AA. (2012). Fortuny y Madrazo: an artistic legacy. New York: Queen Sofía Spanish Institute.
MATTHEWS, M (1948). Textile Fibers, John Wiley & Sons, New York, pp 425.
GONZÁLEZ, E et al. (2010).Proceso de intervención de un conjunto de siete piezas de indumentaria oriental: tratamiento de conservación-restauración y análisis de materiales constitutivos, Publicaciones del IPCE-Monografías: Investigación y Conservación de obras de arte oriental del Museo de Artes Decorativas, pp 42-69.
FERREIRA, E. et al. (2004). The natural constituents of historical textile dyes, Chem. Soc. Rev, 33, pp 329.
GARCÍA, M.A.; CHÉRCOLES, R.; SANZ, E (2008). “Métodos analíticos desarrollados en el IPCE para el estudio de bienes culturales basados en la Espectroscopia de Infrarrojos por Transformada de Fourier y Técnicas Cromatográficas”, La Ciencia y el Arte II. Instituto del Patrimonio Cultural de España. Ministerio de Cultura, pp 44-58
ARTEAGA, A., BORREGO, P., MORENO, M.,PLATERO,A (2009). “Tejidos del Valle del Nilo del Museo Arqueológico Nacional”. Patrimonio cultural de España 1, pp 279-289.
CARDON, D (2007). “Natural Dyes: sources, tradition, technology and science”, London: Archetype Publications Ltd.
SIMÓN SERFATY, J.L:.(1999). Atlas de fibras, árboles, arbustos y matorrales, Ministerio de Agricultura Pesca y Alimentación, pp 173.
HOFENK DE GRAAFF (2004). The Colourful Past. Origin, Chemistry and Identification of Natural Dyestuff, Switzerland: Abegg-Stiftung; London: Archetype Publications Ltd.
CARDON D (2007). Natural Dyes: Sources, tradition, technology and science, London: Archetype Publications Ltd.
ALLEVI, P et al. (1991). The 1st Total Synthesis of Carminic Acid. Journal of the Chemical Society-Chemical Communications 18, pp 1319-1320
LLORENTE, L. (2005). Tejido plano de Fortuny. Octubre: modelo del mes, Museo del traje CIPE.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.