A conservação dos valores cromáticos da arquitetura vernacular: casos das rancherias Wayúu
Resumo
A incidência da luz na terra e a posição geográfica desempenham um papel importante, ilustrando a identidade de um lugar; intervir e compor a arquitetura vernacular tradicional do Caribe colombiano. A arquitetura vernacular tradicional tem uma série de características únicas, como os métodos de construção tradicionais muito específicos que se misturam com o seu ambiente geográfico. Isso gera linguagens de cores autênticas e criativas que podem ser vistas na cultura dos grupos indígenas daquela área. Atualmente, a arquitetura vernacular ocupa um lugar ambíguo em relação aos critérios de procedimentos, metodologias de intervenção e reabilitação do Património Costeiro, por se tratar de uma atividade espontânea de transmissão oral.
Downloads
Referências
ÁNGEL, C. y SÁNCHEZ C. E. (1990). El bahareque en la región del Caribe. Bogotá: Publicaciones del Servicio Nacional de Aprendizaje SENA.
CORRADINE, A. (1989). Historia de la Arquitectura colombiana Volumen –Colonia 1538-1850. Bogotá: Editorial Escala.
FONSECA M, Lorenzo. SALDARRIAGA R, Alberto. (1980). La arquitectura de la vivienda rural en Colombia Volumen 1. Bogotá: Editorial Cra. 7ª. Ltda.
GARCÉS, M. LÓPEZ, C. ARIZA, E. ISAZA, J.L. (2010) “Legislación y normas generales para la Gestión, Protección y Salvaguardia del Patrimonio Cultural en Colombia. Ley 1185 y su reglamentación”. Ministerio de Cultura República de Colombia. Bogotá, D. C., septiembre de 2010. http://nuevamuseologia.net/wp-content/uploads/2014/12/Ley11854.pdf. [consulta: 28/5/2018].
GÓMEZ, J. (2010). “Vivienda efímera urbana ¿Arquitectura Vernácula?” DEARQ: Revista de Arquitectura de la Universidad de los Andes. 7:136-143.
MARTÍNEZ B, A. J., CASTILLA P, G. E., & MEJIA S, G. (1992). Arquitectura de la comunidad Wayúu. Cartagena: Universidad Jorge Tadeo Lozano, Seccional de Caribe. Facultad de Arquitectura.
MORILLO A. (2011) Representaciones sociales de la vivienda urbana indígena: Una aproximación desde los Wayúu en Maracaibo, Venezuela.
MUNSELL, A. (2006). The Munsell Book of Color 5R-10RP. Nearly Neutrals Collection. New York: Munsell Color Services.
RAPOPORT, A. (1972). Vivienda y cultura. Barcelona: Gustavo Gili.
SÁNCHEZ GAMA, C. (2007) “La arquitectura de tierra en Colombia, procesos y culturas constructivas” 20, 2: 242-255.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.