O Retábulo dos Santos da Colegiata de Covarrubias (Burgos): estudo da policromia
Estudo da policromia
Resumo
O recente restauro do retábulo dos Santos da Antiga Colegiada de Covarrubias, Espanha, permitiu aprofundar o conhecimento sobre as características técnicas de uma obra importante e que permaneceu relativamente desconhecida até ao momento. Os diversos estudos e testes científicos realizados contribuíram para a sua incorporação no corpus de retábulos de Brabante do século XV. Apesar das suas perdas significativas, a qualidade do entalhe e a riqueza dos seus brocados, excecionalmente preservados, convertem-no numa referência no seu campo. A sua policromia, sóbria e rica ao mesmo tempo, adquire uma personalidade própria no âmbito da tradição dos retábulos da época, com os quais se relaciona tanto pela sua cor como pelos materiais e procedimentos técnicos utilizados.
Downloads
Referências
ARA GIL, C.J. (2006). “Los retablos de talla góticos en el territorio burgalés” en El arte gótico en el territorio burgalés, Burgos, 190-191.
ARTE-LAB S.L. (2017). Estudio de los materiales presentes en micromuestras de policromía tomadas del Retablo de los Santos 1440, Colegiata de Covarrubias (Burgos). Madrid, informe inédito.
BACHMANN, K.-W., OELLERMANN, E. & TAUBERT, J. (1970). “The conservation and technique of the Herlin altarpiece (1466)” en Studies in Conservation, 15:4, 327-369.
BARRIO OLANO, M., BERASAIN SALVARREDI, I. Y MUÑIZ PETRALANDA, J. “Retablos flamencos esculpidos en España”. http://retablos-flamencos.albayalde.org/espanol/inicio. [Consulta: 30/12/2017].
CASCIO, A., LEVY, J. (2002). « Techniques de la polychromie des sculptures brabançonnes: quelques réflexions» en GUILLOT DE SUDUIRAUT, S. (dir.), Retables brabançons des XVe et XVIe siècles. París : La documentatio française, 127-159.
CEBALLOS ENRIQUEZ, L. (2015) “Aproximación a la técnica y atribución de la escultura bruselense del retablo de Belén en Laredo (Cantabria), a través de su conservación y restauración” en Informes y Trabajos, Madrid: IPCE, 13: 39-56.
DIDIER, R. (2001). “L’art hispanoflamand. Réflexions critiques. Considérations concernant des sculptures espagnoles et brabançonnes”, en Yarza Luaces, J. e Ibáñez Pérez. A.C. (dirs.). Actas del Congreso Internacional sobre Gil de Siloé y la escultura de su época, Burgos, 135.
FRAITURE, P. (2017). Rapport d’analyse dendrochronologique. Número de dossier IRPA: 2017.13481. Bruselas, informe inédito.
FRANSEN, B (2001). “La difusión de un apostolado de origen bruselense a lo largo del siglo XV y su reflejo en la obra de Rodrigo Alemán” en Yarza Luaces, J. e Ibáñez Pérez. A.C. (dirs.), Actas del Congreso Internacional sobre Gil Siloé y la escultura de su época, Burgos, 417-423.
FRINTA, M. (1963). “The use of wax for appliqué relief brocade on wooden statuary” en Studies in Conservation 8: 136-147.
GEELEN, I., STEYAERT, D. (2011). Imitation and Illusion. Applied Brocade in the Art of the Low Countries in the Fifteenth and Sixteenth Centuries en Scientia Artis 6, Bruselas.
GLATIGNY, J-A. (1993). “Des marques énigmatiques” en Nieuwdorp, H. (dir), Antwerpse retabels 15de-16de eeuw, Vol. 2, Amberes, 142-143.
GLATIGNY, J. A (2016). Rapport Retable Covarrubias. San Sebastián, informe inédito.
GONZALEZ ARCE, J.D. y HERNÁNDEZ GARCÍA, R. (2011). “Transporte naval y envío de flotas comerciales hacia el norte de Europa desde el Cantábrico oriental (1500-1550)” en Espacio, tiempo y Forma, Serie IV, Historia Moderna, 24: 63-72.
KAGAN, J., GÉRARD, A., GÉRARD-BENDELÉ, A. (2002). «Le retable de la Passion de Ternant» en Guillot de Suduiraut, S. (dir.), Retables brabançons des XVe et XVIe siècles, 18-19 mayo 2001, París, 229-272.
KARRENBROCK, R, y PEEZ M. (2018). « Das spätmittelalterliche Hochaltarretabel der Zisterzienserkirche Kamp » en Jahrbuch der rheinischen Denkmalpflege, 46, 235-270.
MUÑIZ PETRALANDA J., BARRIO OLANO M., BERASAIN SALVARREDI I. (2018). “Carved Flemish altarpieces in Spain: reflections on their commissioners and the relationship between Flemish and Hispanic artistic traditions” en Netherlandish Art.
RODRÍGUEZ LÓPEZ, A. (2009). Análisis y clasificación de los brocados aplicados de los retablos de Gipuzkoa. Universidad del País Vasco.
PÉRIER-D’IETEREN, C. (203). « Los retablos brabanzones de puertas pintadas” en Barrio Olano, M. y Berasain Salvarredi, I. (eds) El retablo de la Coronación de la Virgen. Parroquia de la Asunción de Errenteria. Donostia-San Sebastián: Diputación Foral de Gipuzkoa, 21-30.
RIEF, M. (2005). “Engraved Marks on Baltic Wainscot Boards” en Van De Velde, C., Beeckman H., Van Acker, J., Verhaeghe, F. (Eds.), Constructing Wooden Images, (Actas de coloquio), Bruselas, 127-146.
SANYOVA, J. (2017). Caractérisation des glacis rouge et brun prélevés dans la polychromie du retable des Saints de Covarrubias (Espagne). Numéro de dossier IRPA: 2017.13528. Bruselas, informe inédito.
SANYOVA, J. (2013). Las lacas rojas de los siglos XV y XVI: El caso específico del retablo de la Coronación de la Virgen de Errenteria (Gipuzkoa), España” en Barrio Olano, M. y Berasain Salvarredi, I. (eds) El retablo de la Coronación de la Virgen. Parroquia de la Asunción de Errenteria. Donostia-San Sebastián: Diputación Foral de Gipuzkoa.
SERCK-DEWAIDE, M. (1995): « La Vierge à l’enfant » en Allard, D., (dir). Dorures, brocarts et glacis. S.O.S Polychromies, Bruselas, 109-110.
SERCK-DEWAIDE, M. (2005). « Matériaux et techniques » en D’Hainaut-Zveny, B. (dir.), Miroirs du sacré. Les retables sculptés à Bruxelles XVe - XVIe siècles, Bruselas, 55-61.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.