Análises estilística e técnica-cientifica de um escritório inédito de laca britânica do século xviii, conservado em Espanha
Resumo
Neste artigo aborda-se o estudo de um escritório de laca britânica do século XVIII que integra uma coleção privada andaluza, com o propósito de demonstrar a sua possível pertença ao “Lote de Lazcano”, consistindo num emblemático conjunto de móveis que chegou a Espanha entre os finais dos anos trinta e inícios dos quarenta do século XVIII, procedente do atelier londrino do famoso ebanista Giles Grendey (1693-1780). Com esta finalidade desenvolveram-se estudos históricos – artísticos e técnicos – e científicos para conhecer o processo construtivo e decorativo do referido escritório. Estes exames foram complementados com uma análise comparativa, tanto técnica como estilística, com outros exemplares da mesma tipologia atribuídos a este mesmo artífice e conservados em coleções de distintos países, com ênfase especial nos escritórios de Grendey, localizados no Museu Nacional de Artes Decorativas de Madrid.
Downloads
Referências
ARTEAGA, C. (1994). La casa del Infantado. Cabeza de Mendoza. s/e. Madrid: 433.
BOWETT, A. (2009). Early Georgian Furniture 1715-1740. Antique Collectors’ Club: Woodbridge: 37, 205.
DOSSIE, R. (1758). The hand maid to the Arts. J. Nourse: Londres: 407, 408.
DUNSMORE, A. (2007). “The Giles Grendey Daybed in the National Gallery of Victoria”. Proceeding of the Inaugural Australian Furnishing History Symposium.Greg Peters and Jun Kennedy: Canberra. Woodbridge: 69, 70.
GILBERT, C. (1971). “Furniture by Giles Grendey for the Spanish trade”. The magazine. Antiques, vol. 99: 544- 550.
GILBERT, C. (1978). Furniture for Temple Newsam House and Lotherton Hall. A catalogue of the Leeds Collection. Vol. 1. Maney: Leeds y National Arts Collections Fund, Bradford):79
GILBERT, C. (1986). Dictionary of English Furniture Makers 1660-1840. Maney: Leeds: 371, 372
GILBERT, C. (1996). Pictorial Dictionary of Marked London furniture (1700-1840). Maney: Leeds: 31, 32, 248.
HUTH, H. (1972). Laquer of the west. An history of a craft and an industry 1550 -1950. University of Chicago Press: Chicago: 38, 39
JERVIS, S. (1974). Jervis, S., “A great Dealer in the Cabinet Way. Giles Grendey”. Country life, 6: 1418, 1419
JUNQUERA, J. J. (1999). “Mobiliario” en Las Artes decorativas en España. Historia General del Arte, vol. 45. Summa Artis. Espasa Calpe: Madrid: 434
KISLUK –GROSHEIDE, D. (2006). Europe Funiture in the Metropolitan Museum of Art. Highlights of the Collection. The Metropolitan Museum of Art: Nueva York: 104, 105
ORDÓÑEZ, C. (1984). “Muebles de los siglos XVI y XVII en el Museo Municipal de Madrid”. Villa de Madrid, 81: 28-30.
ORDÓÑEZ, C. (2011). “Japanning en España. Un lote de muebles color escarlata realizado por Giles Grendey”. Revista de la Associació per a l’estudi del moble, 14: 14-19.
ORDÓÑEZ, C. (2016). “De lacas y charoles en España. Siglos XVI-XIX”. Tesis Doctoral. UCM: 258-266, 277, 278, 280, 365-367, 515- 517, 521-523, 548, 550, 660, 661, 761-770
ORDÓÑEZ, L. (2015). “Acabados y dorado del mobiliario. De la teoría a la práctica”. Tesis Doctoral. UCM: 334, 340, 381
REMINGTON, P. (1937). “A Gift of Furniture by Giles Grendey” The Metropolitan Museum of Art Bulletin, vol. 32, 9: 209, 210
RODRÍGUEZ BERNIS, S. (2006). Diccionario de mobiliario. Ministerio de Cultura: Madrid: 73,161,162, 261, 262.
SYMONDS, R.W. (1935). “Giles Grendey and the Export Trade of English furniture to Spain”. Apollo, vol. 22: 16, 336-342
SYMONDS, R.W. (1941). “English Eighteenth Century Furniture Exports to Spain and Portugal”. The Burlington Magazine for Connoisseurs, vol. 78, 455: 58, 59, 60.
SYMONDS, R.W. (1986). Masterpieces of English furniture and clocks Studio Editions: Londres: 81
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.