Ímãs de neodímio como proposta de intervenção mínima para processos de conservação em suporte de telas pintadas: correção de deformações
Resumo
Este artigo propõe uma alternativa possível aos métodos tradicionais usados em tratamentos de conservação-restauração para suportes de tecidos pintados, seguindo os critérios mínimos de intervenção. Uma estrutura auxiliar com sistema magnético (EASM) foi projetada para a correção de deformações e o perímetro periférico do trabalho em uma base temporária. Ao longo do trabalho, a construção do mecanismo proposto é detalhada e os testes experimentais que foram feitos nos modelos são analisados. Finalmente, a metodologia seguida para sua aplicação em um estudo de caso com trabalho real é mostrada. Os resultados obtidos com os sistemas magnéticos são muito promissores, sendo uma alternativa metodológica simples, de baixo custo, eficaz, reversível e respeitosa com o original.
Palavras-chave: intervenção mínima, pintura de cavalete, conservação-restauração, ímãs de neodimio, suportes de tela, digitalização 3D.
Downloads
Referências
AA.VV. (2018). Criterios de intervención en pintura de caballete. Proyecto COREMANS. Ministerio de Cultura y Deporte. NIPO: 030-18-136-5
ACKROYD, P. y BOMFORD, D. (1999). “Questions of reversibility in the conservation of paintings on canvas”. En Oddy, A. y Carroll, S. (Ed.) Reversibility – Does It Exist? British Museum Occasional paper number 135.Londres: British Museum, 53-62. ISBN: 0861591356
APPELBAUM, B. (1987). “Criteria for treatment: Reverssibility”. JAIC Journal of the American Institute for Conservation, 26, num.2, Article 1, 65-73.
ART GALERY NEW SOUTH WALES. (2015). “A Stella return”. https://www.artgallery.nsw.gov.au/blog/posts/a-stella-return/ [Consulta: 26-02-2018].
BESTETTI, R. (2005). “Risarcimento strutturale trattamento delle lacune il caso del dipinto giardini romani di Giacomo Balla”. Cristina Acidini Luchinat (Ed.). En III Congresso Nazionale IGIIC – Lo Stato dell’Arte. Palermo: Nardini, 336-343. ISBN: 8840441441, 9788840441443
CARITÀ, R. (1955). “Aggiunta sui telai per affreschi trasportati”, Bollettino dell’Istituto Centrale del Restauro, 23-24: 165-170.
CHARTERIS, L. (1991). “Reversibility – Myth and Mis-use”. En Oddy, A. y Carroll, S. (Ed.) Reversibility – Does It Exist? British Museum Occasional paper number 135.Londres: British Museum, 141-145. ISBN: 0861591356
DERBYSHIRE, A. (2005). “The new miniatures gallery”, V&A Conservation Journal, 51: 2-4. ISSN 9670-2273
FABEIRO, M. L., HAMADA, S., ILLÁN, A., ROMERO, R. (2005). “Revisión crítica de los diversos tipos de tensión continua aplicados a obras sobre lienzo. Caso práctico realizado en dos obras de Pablo Legot”. En II Congreso de GEIIC. Investigación en Conservación y Restauración, Barcelona, Actas en CD, Universidad de Barcelona.
GIRONÉS, I.S., IACCARINO, I.A., SERINO, C. (2010). “Reflexiones sobre los problemas, las soluciones y los resultados de la manipulación de los grandes lienzos de la Galería Dorada del Paular Ducal de Gandía”, Arché Instituto universitario de restauración del patrimonio de la UPV, 4 y 5: 209-210. ISSN: 1887-3960
HEDLEY, G. A. (1988). “Relative humidity and the stress/strain response of canvas paintings: uniaxial measurements of naturally aged samples”. Studies in conservation, 33, 3: 133-148. DOI: 10.1179/sic.1988.33.3.133
IACCARINO, I. A. (2009). “About the choice of tension for canvas paintings”. Ceroart, Les Dilemmes de la Restauration, 4. http://journals.openedition.org/ceroart/1269#entries [Consulta: 28-03-2018].
MECKLENBURG, M. F. (1982). Some aspects of mechanical behaviour of fabric supported canvas paintings: Report to the Smithson ian Instituion-Research Supported under the National Museum Act, unpublished.
NOEHLES, M., NIEHUS, L. (2014). “Mounting Works on Paper with Neodymium Magnets”, Restaurator International Jurnal for the Preservation of Library and Archival Material, 35 (3-4): 231-248. ISSN 0034-5806.
RELLA, L. Y SACCANI, L. (2006). Un restauro ragionato. La Crocifissione di Stephan Kessler. Saonara: Il Prato, Cuaderno N.3 CESMAR7 . ISBN 88-89566-59-0
SÁNCHEZ ORTIZ, A. (2012). Restauración de obras de arte: pintura de caballete. Tres Cantos (Madrid): Akal. ISBN 978-84-460-3110-9.
SMITH, R.D. (1988). “Reversibility: a questionable philosophy”, Restaurator 9, 199-207.
SPICER, G. (2010). “Defying Gravity with Magnetism”. AIC News, 35 (6): 1-5. ISSN 1060-3247
SPICER, G. (2017). “The principles of creating a magnetic mounting system: the physics every conservator needs to know”. In Conference: ICON Textile Group Forum. From Boxes to Buildings: Creative Solutions for the Storage of Textiles and Dress, At Bath, UK. https://www.researchgate.net/publication/321170997_The_principles_of_creating_a_magnetic_mounting_system_the_physics_every_conservator_needs_to_know [Consulta: 28-04-2018].
STERP, E. (2018). Mínima intervención en pintura sobre lienzo. Incorporación de imanes de neodimio en procesos de conservación-restauración. (Trabajo Final de Máster). Máster en Conservación del Patrimonio Cultural. Universidad Complutense de Madrid, España.
TIPLER, P. A. (1992). Física: preuniversitaria. Tomo II. Barcelona: Reverté, S.A. ISBN: 84-291-4376-9
TSANG, J., MADRUGA, I. C. C., WILLIAMS, D. PELASARA, R., PATTERSON, R. (2013). “Modernized Stretcher for Paintings on Canovas: Assessment and Observation”, AIC Paintings Specialty Group Postprints, 26: 92-94. ISSN: 2372-1634
VILLERS, C. (ed.). (2003). Lining Paintings: Papers from the Greenwich Conference on Comparative Lining Techniques. London: Archetype Publications. ISBN: 1873132042
WROCZYNSKI, E. (2013). “Conserving a Giant: Resurrecting Pietro da Cortona’s Triumph of David”. https://emilywroczynskiconservationportfolio.format.com/gallery#39 [Consulta: 26-02-2018].
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.