A La Charolinha de la Mata Nacional dos Sete Montes (Tomar): estudio y intervención de conservación y restauración
Resumo
A Charolinha, possivelmente uma pequena casa de fresco que remontará ao século XVI, encontra-se edificada na antiga Cerca do Convento de Cristo, atual Mata Nacional dos Sete Montes, em Tomar, Portugal. A intervenção de conservação e restauro que se apresenta decorreu entre outubro de 2015 e julho de 2016, em contexto de formação académica na área de Materiais Pétreos, do curso de Mestrado em Conservação e Restauro. O mau estado de conservação do património edificado obrigou a ações de conservação e de restauro no sentido da sua valorização enquanto bem patrimonial, histórico, cultural e artístico, a fim da sua salvaguarda, leitura e divulgação.
Downloads
Referências
BARBOSA, Á., 2003. Os sete montes de Tomar : Recuperação da cerca do Convento de Cristo. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
BARBOSA, I. V., 1886. MONUMENTOS DE PORTUGAL: Históricos, Artísticos e Arqueológicos. s.l.:s.n.
BRANDI, C., 2006. Teoria do Restauro. Lisboa: Orion.
CALVO, A., 1997. Conservacion Y Restauracion : Materiales, Tecnicas Y Procedimientos :De La A A La Z. Espanha: Serbal.
COSTA, F., 2009. O Claustro da Micha do Convento de Cristo, contributos para a sua conservação. Dissertação de Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico. s.l.:Universidade de Évora.
COSTA, F., 2018. Da Licenciatura ao Mestrado, Conservação e Restauro de Materiais Pétreos. Dirigir e Formar, Issue 19, pp. 51-58.
ICOMOS ISCS, V. V.-B. ed., 2008. Glossário Ilustrado das Formas de Deterioração da Pedra. s.l.:s.n.
KANAN, M. I., 2008. Manual de conservação e intervenção em argamassas e revestimentos à base de cal. Brasília: Iphan / Programa Monumenta.
LAZZARINI, L. & TABASSO, M. L., 1986. Il Restauro della Pietra. Padova: CEDAM.
LUSO, E. & LOURENÇO, P. B., 2016. Experimental characterization of commercial lime based grouts for stone masonry consolidation. Construction and Building Materials, Volume 102, Part 1,, pp. 216-225.
MACHADO, A. P. G., 1992. Rochas sedimentares como materiais de construção na região de Tomar. Dissertação de Mestrado em Geografia e Engenharia, Universidade Nova de Lisboa: s.n.
MATARRESE, C., 2014. Co-solvents and chelating agents confined in complex fluids for the cleaning of surfaces of works of art, s.l.: s.n.
MENDONÇA, I., CAMARA, T. & MATIAS, C., 2006. Jardins e mata da Cerca do Convento de Cristo / Mata Nacional dos Sete Montes. [Online] Available at: http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2067 [Acedido em 20 9 2017].
MOREIRA, R., 1991. A Arquitectura do Renascimento no Sul de Portugal. A Encomenda Régia entre o «moderno» e o «romano». Tese Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais Humanas.
MOURA, A. R. B., 2014. Estudo da eficácia das técnicas de prevenção e de limpeza de graffiti em paramentos. s.l.:Istituto Superior Técnico, Lisboa.
SERRÃO, V., 2002. História da Arte em Portugal – O Renascimento e o Maneirismo. Lisboa: Editorial Presença.
VEIGA, M. d. R., 2003. Argamassas para revestimento de paredes de edifícios antigos. Características e campo de aplicação de algumas formulações correntes. s.l.:Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
VEIGA, M. d. R., 2007. Revestimentos de paredes em edifícios antigos. [Online] Available at: http://conservarcal.lnec.pt/pdfs/RV_Coimbra_Universidades.pdf [Acedido em 30 abril 2019].
VIEIRA, J. & LACERDA, M., 2010a. KIT01 Património Arquitectónico - Geral | versão 2.0 | documento definitivo. s.l.:s.n.
WEAVER, M., 1995. Removing Graffiti from Historic Masonry. Preservation Brief, Issue 38, pp. 1-15.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.