Reflexões sobre a necessidade de criar estudos superiores em conservação e restauro de vitrais na Espanha
Resumo
Este artigo tenta destacar a grande necessidade existente na Espanha de criar estudos superiores em conservação e restauro de vitrais, bem como a importância que a aprendizagem e o domínio do trabalho do vidreiro tradicional teriam nesses estudos. De facto, as habilidades manuais e os aspetos técnicos usados, tanto na criação quanto na conservação e restauro de vitrais, estão intimamente relacionados, a ponto de que seria difícil entender uns sem os outros na formação de futuros conservadores-restauradores. Portanto, é da maior importância que qualquer tentativa de criar ensino superior nesta disciplina não negligencie a importância deste aspeto.
Downloads
Referências
DOCUMENTO DE VIENA (1998). Conferencia Europea. “Un marco de competencia para conservadores-Restauradores en Europa”, Viena 30 de Diciembre al 1 de Noviembre de 1998. http://www.iaph.es/revistaph/index.php/revistaph/article/view/1177
DECLARACIÓN DE BOLONIA (1999). “Espacio Europeo de Enseñanza Superior Declaración conjunta de los ministros europeos de enseñanza”, Bolonia 19 de Junio de 1999. http://www.peri.net.ni/pdf/01/Declaraci.pdf. Consulta: Junio 2019.
ENcoRE (2001). “Clarification of conservation/restoration education at university level or recognised equivalent”, 3a Asamblea General, Munich, Junio de 2001. http://www.encore-edu.org/ENCoRE-documents/cp.pdf. Consulta: Junio 2019.
E.C.C.O. (2002). “Directrices Profesionales de ECCO. La profesión y su código ético”. Bruselas 1 de marzo de 2002. https://ge-iic.com/files/Cartasydocumentos/2002_directrices_%20profesionales_de_ecco_la_profesion_y_su_codigo_etico.pdf. Consulta: Junio 2019.
E.C.C.O. (2004). “Competencias necesarias para acceder a la profesión de conservador-restaurador”, Bruselas 2 de Abril de 2004. https://asociacion-acre.org/el-conservador-restaurador/marco-competencias-acceder-la-profesion/. Consulta: Junio 2019.
CAEN, J. (2015). Conservation-Restoration Education in Europe in General, and at the University of Antwerp in Particular, en “Glass is More”, 19 de Marzo de 2015:http://www.glassismore.com/core/content.php?&option=viewitem&id=42&rd=955&le=120. Consulta: Junio 2019.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.