Conservação e restauro: sector da actividade económica versus domínio científico-tecnológico – uma realidade, uma ficção ou uma utopia?
Resumo
En este artículo se abordan cuestiones relacionadas con la conservación y restauración, mediante el análisis de sus dos principales campos de acción. Por un lado, el ámbito del mercado de trabajo como un sector de actividad económica y, por otra parte, el ámbito de la educación/formación (sólo de nivel superior) como dominio científico-tecnológico. Al abordar estos dos aspectos, se trata de leer la realidad, identificando los aspectos positivos y negativos de los sistemas de clasificación y de marco jurídico que se aplican a las dos áreas identificadas (sector y dominio de actividad), derivados por las disposiciones legales y reglamentarias de las organizaciones internacionales y nacionales. Al mismo tiempo, se incluye una recopilación de la oferta formativa en Conservación y Restauración de las Instituciones de Educación Superior Portuguesas, que resulta de la reforma del Sistema de Educación Europeo prevista en la Declaración de Bolonia, que prevé la creación de un Espacio Europeo de Educación Superior.
Downloads
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.