Carmen Miranda, um ícone da moda do século XX. Estudo de materiais para a conservação preventiva de lantejoulas de um dos turbantes de fruta da colecção do Museu Carmen Miranda (Rio de Janeiro, Brasil)
Resumo
Carmen Miranda, cantora e intérprete brasileira, após uma carreira discográfica de grande sucesso nos ecrãs do seu país natal, tornou-se uma estrela na Broadway e Hollywood entre 1930 e 1950. O seu modo de vestir era uma interpretação do traje tradicional Baiana, usado por vendedores de rua no estado brasileiro da Bahia. A forma como se vestia definiu um estilo na moda feminina desde a sua chegada aos Estados Unidos em 1939 até aos dias de hoje. A colecção dos seus trajes e acessórios está reunida no Museu Carmen Miranda (Rio de Janeiro, Brasil), e representa a história de Carmen Miranda, a riqueza da confeção dos seus trajes e os diferentes materiais utilizados para a sua elaboração. Estes materiais são um desafio do ponto de vista da conservação-restauro de têxteis contemporâneos. São objectos compostos por diferentes materiais que estão em constante interacção entre si, fazendo da intervenção de conservação um desafio. Com a finalidade de conhecer a gama de matérias-primas utilizadas numa das peças mais importantes da Colecção Carmen Miranda, o turbante de frutas (número de inventário 374), este trabalho de investigação apresenta os resultados obtidos na caracterização físico-química por meio de microscopia óptica com luz polarizada, microscopia electrónica de varrimento com microanálise dispersiva de energia de raios X (SEM-EDX) e espectroscopia no infravermelhos por transformada de Fourier com dispositivo de reflectância total atenuada (FTIR-ATR) dos elementos ornamentais (uma selecção de lantejoulas) do turbante de fruta. Os materiais identificados são compostos por material proteico (provavelmente gelatina), nitrato de celulose e acetato de celulose; além disso, as alterações de cada um deles correspondem a três tipos diferentes de fissuras.
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