Principais patologias de degradação e técnicas de restauro de vitrais de cimento
Resumo
Este estudo centra-se principalmente nos chamados vitrais de cimento, na sua história, na técnica de produção, nos materiais que os compõem, nas principais patologias de deterioração que os afetam e numa série de orientações básicas para enfrentar as tarefas de conservação e restauro.
O objetivo é evidenciar a necessidade de promover o estudo, a catalogação, o restauro, a conservação e a valorização desta importante parte do nosso património vidreiro entre os diferentes agentes envolvidos: escolas, instituições culturais, organismos oficiais, historiadores, restauradores, conservadores e oficinas para a criação de novos vitrais.
Entre as principais conclusões que podem ser extraídas deste documento, destaca-se a importância vital da realização de trabalhos de manutenção periódica, pois desta forma não só se garante uma vida saudável e duradoura dos vitrais, mas também mostra que sem inspeções regulares, os danos causados podem tornar-se irreversíveis.
Downloads
Referências
CAEN, J. JANSSENS,k. JACOBS, P. (2014). The Consolidation of Architectural Glass and Dalle de Verre; Assessment of Selected Adhesives. Antwerpen. Faculteit Ontwerpwetenschappen
CORTÉS PIZANO, F. (2015). Principales Actuaciones en la Conservación – Restauración de Vidrieras. Ge-Conservacion, 8: 122-133. https://doi.org/10.37558/gec.v8i0.298
GALÁN GARCIA, I. (2012). Carbonatación del hormigón. Madrid. Tesis de la Universidad Complutense de Madrid, facultad de Ciencias Químicas.
GONZÁLEZ LUCAS, A. (2014). Comportamiento frente a la durabilidad de morteros de reparación de cemento modificados con Polímeros. Madrid. Universidad Politécnica de Madrid.
KRISTEL DE VIS, JOOST CAEN, KOEN JANSSENS y PATRIC JACOBS. (2013). The Consolidation of Cracks and Fissures in Dalle de Verre: Amsterdam. Forum of the International Scientific Committee for the Conservation of Stained Glass (Corpus Vitrearum-ICOMOS).
KRISTEL DE VIS, JOOST CAEN, KOEN JANSSENS, PATRIC JACOBS. (2015). The Consolidation of Cracks and Fissures in Dalle de Verre: Assessment of Selected Adhesives. Netherlands. ©Icom Committee for conservation.
PEPI, RAYMOND M. (2014). Conservation of Dalle de Verre at the New York Hall of Science. Springfield. Association of Preservation Technology International.
PORTO QUINTIÁN, J. (2005). Manual de Patologías en las estructuras de hormigón armado. La Coruña. Universida de da Coruña. Escola Universitaria de Arquitectura
ZANUY, C. ALBAJAR, L. DE LA FUENTE, P. (2011). El proceso de fatiga del hormigón y su influencia estructural, en Materiales de construcción. Madrid. Universidad Politécnica de Madrid.
https://blog.sagradafamilia.org/es/especialistas/la-resina-epoxi/
https://proasur.com/es/nosotros/actualidad/resina-en-los-procesos-productivos-de-proasur/
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.