Os desafios da conservação da arte pública no âmbito urbano: o caso da Fonte Monumental de São Paulo, Brasil

  • Regina Tirello Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP – Campinas, SP – Brasil
  • Alice de Almeida Américo Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP – Campinas, SP – Brasil
Palavras-chave: conservação de bens culturais, arte pública, preservação urbana, praças de São Paulo, Nicolina Vaz de Assis

Resumo

A cidade de São Paulo conforma território de múltiplos valores e vicissitudes decorrentes das alterações de uso dos espaços públicos, interferindo diretamente na conservação material de seu acervo de obras públicas. Compartilhando o espaço com outros elementos urbanos sempre renováveis, as obras artísticas, assim como a sua ambiência se atualizam para os fruidores; podem ser preservadas ou destruídas. Analisando o processo degradativo e as categorias de ação conservativa operadas na Fonte Monumental da Praça Júlio Mesquita (1927), da escultora Nicolina Vaz, esse artigo objetiva suscitar reflexões sobre a efetividade das operações de conservação física das esculturas públicas como ato desconectado da leitura das mudanças de uso dos espaços. Pesquisas arquivísticas, registros imagísticos e visitas de campo, corroboram a história conservativa da fonte, associando-a às alterações urbanas. Espera-se contribuir para a qualificação das discussões da necessidade de interação dos órgãos públicos em ações voltadas à preservação das praças e monumentos paulistas.

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Biografias Autor

Regina Tirello, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP – Campinas, SP – Brasil

Arquiteta. É docente na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engª Civil, Arquitetura e Urbanismo desde 2004, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. É Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pós doutorado no Politecnico di Torino na área de Restauração e Valorização do Patrimônio. Foi coordenadora do programa Conservação e Restauração de Bens Arquitetônicos e Integrados do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo - CPC-USP (1989 a 2009). É líder do Laboratório de Conservação e Restauro da Arquiteura e Sítios (LCOR-Arquitetura) da Unicamp desde 2006. Desde 2020 é coordenadora do Programa de Pós-graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPG-ATC) da Unicamp.

Alice de Almeida Américo, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP – Campinas, SP – Brasil

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo - Brasil (2015), com intercâmbio, através do Programa Ciências sem Fronteiras, na Università degli studi di Roma - La Sapienza, em Roma - Itália (2013), onde estudou Arquitetura e Urbanismo com ênfase na área de conservação e restauração de edifícios, monumentos e jardins históricos. Desde 2016 é Coordenadora do Núcleo de Monumentos e Obras Artísticas do Departamento do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo (DPH-SP) e atualmente mestranda na Universidade de Campinas (Unicamp) do Programa de Pós-graduação “Arquitetura, Tecnologia e Cidade” (PPG-ATC).

Referências

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Publicado
2021-06-16
Como Citar
Andrade Tirello, R., & de Almeida Américo, A. (2021). Os desafios da conservação da arte pública no âmbito urbano: o caso da Fonte Monumental de São Paulo, Brasil . Ge-Conservacion, 19(1), 270-279. https://doi.org/10.37558/gec.v19i1.996
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