Projeto interdisciplinar de estudo e conservação da série “Retirantes” de Candido Portinari no Museu de Arte de São Paulo
Resumo
“Retirantes”, “Criança Morta” e “Enterro na Rede” são três pinturas a óleo, pintadas em 1944 pelo reconhecido artista brasileiro Candido Portinari. As três pinturas representam cenas da miséria gerada pelas migrações durante as secas no nordeste brasileiro. As três pinturas entraram para a coleção do museu como um conjunto em 1948. Devido às diferentes historias materiais e restaurações passadas, as pinturas apresentavam distintos estados de conservação. Foi organizado um projeto interdisciplinar com curadores, conservadores e cientistas, com o fim de estudar e restaurar cada uma das pinturas. A imagiologia e a caracterização material foram essenciais para justificar o tratamento proposto, que se realizou com a intenção de estabilizar as alterações presentes e recuperar a homogeneidade estética das três pinturas, permitindo uma exposição coerente do conjunto novamente.
Downloads
Referências
ACKROYD, P. (2002). “The Structural Conservation of Canvas Paintings: Changes in Attitude and Practice Since the Early 1970s”, Studies in Conservation, 47 (Supplement 1): 3-14. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1179/sic.2002.47.Supplement-1.3. [consulta: 01/06/2021].
BARDI, P.-M. (1985). Portinari [catálogo de exposição]. Curitiba: Clube Curitibano.
BARBOSA, K. (2012). Relatório de intervenção. Arquivos do MASP.
BETTENCOURT, O. (1969). Ficha técnica. Arquivos do MASP.
BRIXA, T. (1991). Orçamento e Proposta de tratamento. Arquivos do MASP.
Conserving Canvas. The Getty Foundation. (2020). https://www.getty.edu/foundation/initiatives/current/conservingcanvas/index.html. [consulta: 01/06/2021]
BUSTIN, M. e CALEY T. (2003). Alternatives to lining: the structural treatment of paintings on canvas without lining: a Conference Held Jointly by the British Association of Paintings Conservator-Restorers and the United Kingdom Institute for Conservation Paintings Section. United Kingdom Institute for Conservation.
CREMONESI, P. (2011). El ambiente acuso para el tratamiento de obras polícromas. Padova: Il Prato.
CREMONESI, P., e SIGNORINI, E. (2012). Un approccio alla pulitura dei dipinti mobili, Padova: Il Prato.
CREMONESI, P. (2014). L’uso dei solventi organici nella pulitura di opere policrome. Padova: Il Prato.
DE LA RIE, E.R. (1982). “Fluorescence of Paint and Varnish Layers (Part II)”. Studies in Conservation, 27: 65-69. https://doi.org/10.1179/sic.1982.27.2.65
DE LA RIE, E.R. e MCGLINCHEY, C.W., (1990). “New synthetic resins for picture varnishes”. Studies in Conservation, 35: 168-173. https://doi.org/10.1179/sic.1990.35.s1.036.
DE LA RIE, E.R., LOMAX, S.Q., PALMER, M., GLINSMAN L.D. e MAINES, C.A. (1995). “An investigation of the photochemical stability of urea-aldehyde resin retouching paints: Removability tests and colour spectroscopy”. Studies in Conservation, 45: 51-59. https://doi.org/10.1179/sic.2000.45.Supplement-1.51
DE LA RIE, E.R. (2003). “Why use a synthetic picture varnish?”. Em Actes du congrès. Art et Chimie: les polymères, Paris: CNRS Editions, 63-68.
DIGNEY-PEER, S., THOMAS, K., PERRY, R., TOWNSEND, J., GRITT, S. (2012). “The imitative retouching of easel paintings”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), Londres, New York: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429399916-43.
DOUCET, S. (2002). “Étude de l’action des solvants organiques sur la couche picturale des peintures à l’huile”. ARAAFU. Conservation-Restauration des Biens Culturels, 19/20: 65-68.
DUNKERTON, J. (2010). “Retouching with Gamblin Conservation Colours”. Em Mixing and Matching, Ellison, R., Smithen, P., Turnbull, R. Londres: Archetype Publications.
DUPUY, C. (2012). “Les solvants organiques neutres épaissis pour le nettoyage d’une couche picturale’’. CeROArt: EGG 2. https://doi.org/10.4000/ceroart.2634.
FLORIAN, M.-L.E. (2002). Fungal Facts: Solving fungal problems in heritage collections. Londres: Archetype Publications.
GORINI, E. (2017). Um museu vivo de percurso inovador. MASP [catálogo]. São Paulo, Brasil: Museu de Arte de São Paulo, J. Safra Instituto Cultural, 19-26.
HEIBER, W., TOMKIEWICZ, C., SCHARFF, M., LEVENSON, R. (2012). “Tear mending and other structural treatments of canvas paintings, before or instead of lining”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), Londres, New York: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429399916-29 [consulta: 01/06/2021].
HENNEN, S., MEDEROS-HENRY, F., DE BOULARD, C., ESPINOSA, M.-F., CREMONESI, P. (2017). “A study on the influence of organic and inorganic alkali on the formulation and properties of Pemulen TR-2 gels”. Em: Gels in Conservation Conference, The Emmanuel Centre, Tate Museum, London. https://www.youtube.com/watch?v=jsxjV7gC1zY [consulta: 01/06/2021].
LEONARD, M. (1990). “Some observations on the use and appearance of two new synthetic resins for picture varnishes”. Studies in Conservation, 35: 174-176. https://doi.org/10.1179/sic.1990.35.s1.037.
MARIOTTI, P., BORGIOLI, L. (2004). “Applicazione di nuove vernici ad alta stabilità”. Em: II Congresso Nazionale IGIIC: Lo stato dell’arte, 470-476.
MASP (2008). Brazilian Art. American Art. Donations and Collections, 3 [Catálogo de museu], São Paulo: Museu de Arte de São Paulo.
MCGLINCHEY, C.W. (1990). “The industrial use and development of low molecular weight resins: an examination of new products of interest to the conservation field”. Em: ICOM Committee for Conservation, 9th triennial meeting, Dresden, 563-567.
Museu Casa de Portinari, Brodowski, Brasil. https://www.museucasadeportinari.org.br [consulta: 28/01/2021].
PEDROSA, A., PROENÇA, L. (2015), Concreto e Cristal: O acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi. São Paulo: Cobogó – MASP.
PENNA, C.S.G., PORTINARI, J.C. (2004), Candido Portinari. Catálogo Raisonné, vol.2 (1939 - 1944), Projeto Portinari, Rio de Janeiro.
PHENIX, A. (2001). “Swelling of artists’ oil paints due to sorption of organic solvents”. The Picture Restorer, 20: 16-19. https://doi.org/10.1179/019713602806082647
PHENIX A., WOLBERS, R.C., TOWNSEND, J., ZUMBÜHL, S., BARTOLETTI A., LEE J., ORMSBY, B. (2012). “Removal of varnish: organic solvents as cleaning agents”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), London, New York, Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429399916-37
Projeto Portinari. http://www.portinari.org.br/. [consulta: 28/01/2021].
RESCALA, J.J. (1962). Ficha de tratamento. Arquivos do MASP.
ROSADO, A., MENDES, I., MOTTA JR, E., TEIXEIRA, C.V., SOUZA, L.A.C. (2011), “Candido Portinari, Materials and Techniques of a Brazilian Modern Painter - Part I”. Em ICOM CC 16th Trienal Conference Lisbon, Lisboa, 1-9.
ROSADO, A., MENDES, I., MOTTA JR, E., TEIXEIRA, C.V., SOUZA, L.A.C. (2014), “Material and technical studies of a selected group of paintings by Candido Portinari, a major Brazilian Modernist Painter”. Em Science and Art: the Painted Surface, London, Royal Society of Chemistry, 460-474.
STAVROUDIS, C. (2013). “Superstorm Sandy: Frontline Advice for Dealing with Mold and Salvaging Electronic Devices”. Em: WAAC Newsletter, vol. 35;1.
TEIXEIRA, C.V., MOTTA, E., GRAÇA, M.C., CARVALHO, H.E., SOUZA, L.A.C (2011) “O restauro dos painéis ‘Guerra e Paz’ de Candido Portinari”. Em I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e restauro, 196-206.
VILLERS, C. (2003). Lining paintings: papers from the Greenwich Conference on Comparative Lining Techniques. London: Archetype.
VON DER GOLTZ, M., PROCTOR, R.G., WHITTEN, J., MAYER, L., MYERS, G., HOENIGSWALD, A., SWICKLIK, M. (2012). “Varnishing as part of the conservation treatment of easel paintings”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), London, New York: Routledge, 635-658. https://doi.org/10.4324/9780429399916-44.
WESTBY, P.-P. (1974). The Lining Cycle: Fundamental causes of deterioration in painting on canvas: materials and methods of impregnation and lining from the 17th century to the present day, Londres: National Maritime Museum.
WHITTEN, J. (1995). “Regalrez 1094: Properties and uses”, WAAC Newsletter, 17: 11-12.
WOLBERS, R. (2013). Le nettoyage des surfaces peintes. Méthodes aqueuses. Paris: Eyrolles.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.