Estágios de formação de restauradores espanhois no Istituto Centrale del Restauro de Roma(1958-1960)
Resumo
este artigo damos a conhecer os estágios de formação de três restauradores espanhóis, bolsistas pela Fundação Juan March para viajar à Itália e formarem-se no Istituto Centrale del Restauro de Roma (ICR). Graças a estas bolsas, cumpriram o seu desejo de conhecer a prática das novas técnicas de conservação e restauro, a teoria e o funcionamento das aplicações científicas desenvolvidas num dos centros pioneiros da Europa. Depois destas viagens, realizadas entre 1958 e 1960, Francisco Garrido Sánchez (1912-doc.1963), Gonzalo Perales Soriano (1920-2008) e Francisco Núñez de Celis (1919-1996) tornaram-se, no nosso país, apóstolos das técnicas italianas mais avançadas e da implantação da metodologia científica na conservação e restauro de pinturas. Em novembro de 1961, o modelo italiano do Instituto de Restauro iniciou-se em Madrid com a criação do Instituto Central de Conservação e Restauro (ICCR).
Downloads
Referências
ARPE Y RETAMINO, M. (1984). Manual de restauración. Madrid, archivo particular, manuscrito inédito, (citado por la copia conservada en la biblioteca del Taller de Restauración del Museo del Prado, sign. Fot. /24/ Biblioteca TR).
BOSCH ROIG, L. (2012). Archivo histórico de conservadores y restauradores españoles: la actuación del restaurador Luis Roig d´Alós (1904-1968). Universitat Politècnica de València, Tesis doctoral.
BRUQUETAS GALÁN, R. (2021). “Paul Coremans y el Instituto Central de Conservación y Restauración. Informe de la Unesco 1963”, Revista Pátina (especial cincuentenario), 22: 47-73.
CABRERA GARRIDO, J. M.ª (2021). “La creación del ICCROA y su escuela, un gran reto para la conservación del Patrimonio español”, Revista Pátina (especial cincuentenario) 22: 103-10.
CARITÁ, R. (1957). “Il restauro dei dipinti caravaggeschi della cattedrale di Malta”, Bollettino dell´Istituto Centrale del Restauro, 29-30: 41-82.
DÍAZ MARTOS, A. (1964). “Presentación”, Instituto Central de restauración y conservación de obras y objetos de arte, arqueología y etnología. Conservación y Restauración del Patrimonio Artístico de España, 2 vols.; I: Exposición, Casón del Buen Retiro, II: Trabajos realizados, 1963-1964. Madrid: Ministerio de Educación Nacional, Dirección General de Bellas Artes.
DÍAZ MARTOS, A (1968). Restauración de obras de arte. Madrid: Publicaciones españolas (Temas españoles n.º 487).
GARCÍA CABARCOS, M.ª C. (2017). “Las copias de pinturas murales de Elías de Segura como restaurador-conservador de obras de arte del Ministerio (1920-1927)”, Boletín del Museo Arqueológico Nacional, 36: 405-18.
GARCÍA CABARCOS, M.ª C. (2021). La historia de la restauración en el Museo Nacional del Prado. Madrid: Museo Nacional del Prado.
LAFUENTE FERRARI, E. (1960). “Prefacio”. En Restauración y conservación de pinturas, Stout, G. L., Madrid: Tecnos, 7-16.
MACARRÓN MIGUEL, A. M.ª. (2018). Historia de la conservación y la restauración. Desde la Antigüedad hasta el siglo XX. (4ª ed.) Madrid: Tecnos.
MELCHOR RODRÍGUEZ, L. (2021) “Dos palabras sobre la creación de la Escuela de Restauración y algunos recuerdos de sus primeros tiempos”, Revista Pátina (especial cincuentenario) 22: 163-66.
MORÁN CABRÉ, J.A. (2021). “La etapa inicial de la Escuela de Restauración”, Revista Pátina (especial cincuentenario), 22: 111-26.
NUÑEZ J. PEÑASCO, E. (1960). “Prólogo para la edición española”. En Restauración y conservación de pinturas, Stout, G. L., Madrid: Tecnos, 17-20.
RUIZ DE LACANAL, M.ª D. (1995). “El Instituto de Conservación y Restauración de Bienes Culturales y la formación del Conservador-Restaurador, Boletín del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, 10: 38-45.
RUIZ DE LACANAL, M.ª D. (1999). El conservador-restaurador de bienes culturales: historia de la profesión. Sevilla: Síntesis.
RUIZ DE LACANAL, M.ª D. (2018). Conservadores y Restauradores. La historia de la conservación y restauración de bienes culturales. Editorial Universidad de Sevilla.
SÁNCHEZ RON, J.M. (2005). Cincuenta años de cultura e investigación en España. La Fundación Juan March (1955-2005). Barcelona: Crítica.
VICENTE RABANAQUE, T. (2013). Del restaurador de obras de arte al conservador-restaurador de bienes culturales. La consolidación disciplinar y profesional de la restauración en España (siglos XX-XXI). Valencia: Diversia.
VIÑAS TORNER, V. (2001). “El Instituto del Patrimonio Histórico Español”, Boletín del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, 37: 162-68.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.