Preenchimento com peliculas de Beva® Artist Gesso-P: aplicação num óleo sobre tela de Jacob Van Ruysdael
Resumo
O presente trabalho aborda a metodologia desenvolvida para um complexo caso de preenchimento apresentado por uma pintura de Jacob Van Ruysdael (1628-1682). O óleo sobre tela apresentava inicialmente uma topografia característica que necessariamente devia ser replicada nas massas de preenchimento, ainda que os contornos extremamente irregulares das lacunas dificultassem a sua texturização. O sistema desenvolvido baseia-se na utilização de um laminado pré-impresso constituído por uma camada de suporte e intervenção de TNT de poliéster e Beva® Artist Gesso-P moldado mediante mini-mesa de baixa pressão. Para a adaptação completa aos contornos das lacunas utilizou-se a digitalização direta das zonas e posterior impressão dos contornos à escala 1:1 sobre o suporte do laminado. Esta metodologia permitiu obter um preenchimento perfeitamente integrado na topografia original e completamente reversível. Por outro lado, trata-se de uma metodologia que permite obter uma ótima reprodução das texturas e integração nos contornos mais complexos, e que pode ser aplicada com sucesso a outras obras com requisitos similares.
Downloads
Referências
BRITES, F., CARLYLE, L., MARQUES, R. (2016). “Hand Building a Low Profile Textured Fill for a Paint/Ground Loss”. En RECH 3. III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage Postprints, HENRIQUES, F. , BAILÃO, A., BIDARRA, A., BORDALO, R. Y SILVA, F. (eds.) Porto: Escola Artística e Profissional Árvore, 73-82.
CARLYLE, L., MARQUES, R., CARDOSO, I.P. Y BABO, S. (2014). “Creating a Textured Replacement Strip for the Missing Lower Portion of an Oil Portrait: Problem Solving and Practical Solutions”. En The Picture Restorer, vol. 45, 44-52.
DOWN, J. L., MACDONALD, M.A., TÉTREAULT, J., Y WILLIAMS, R.S. (1996). “Adhesive testing at the Canadian Conservation Institute: An evaluation of selected poly(vinyl acetate) and acrylic adhesives”. En Studies in Conservation, vol. 41(1), 19–44. https://doi.org/10.2307/1506550
FOLKES, S. Y REDDINGTON, S. (2010), “Texturing Fills using a silicone mould”. En Mixing and Matching. ELLISON, R. SMITHEN, P. TURNBULL, R. (ed.) London: Archetype.
FUSTER, L., CASTELL, M. Y GUEROLA, V. (2008). El estuco en la restauración de pintura sobre lienzo: criterios, materiales y procesos. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia.
FUSTER, L. (2012) “Filling”. En The conservation of easel paintings, STONER, J. H., RUSHFIELD, R. A. (ed.). Abingdon, Oxon : Routledge, 592-598.
GARCÍA FERNÁNDEZ-VILLA, S., DE LA ROJA, J.M., SAN ANDRÉS, M. (2011). “La transferencia de imágenes electrográficas en la práctica artística contemporánea y su estabilidad”. En Conservación de Arte Contemporáneo, 12ª Jornada. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía y GEIIC.
GARCÍA FERNÁNDEZ-VILLA, S. (2015) “Filling as Retouching: The Use of Coloured Fillers in the Retouching of Contemporary Matte Paintings”. En RECH 3. III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage Postprints, HENRIQUES, F., BAILÃO, A., BIDARRA, A., BORDALO, R. Y SILVA, F. (eds.) Porto: Escola Artística e Profissional Árvore, 199-208.
KREMER PIGMENTE. (n.d.) 87060 BEVA® Gesso-P (Ficha técnica). https://www.kremer-pigmente.com/elements/resources/products/files/87060e.pdf. [consulta: 18/9/2021]
MAILAND, H. (1998) “Re-evaluating the application of ethylene vinyl resin based adhesive for treating textiles and costumes”. En Adhesive treatments revisited. London: United Kingdom Institute for Conservation, 31–36.
SALAS, C., PORRAS-ISLA, M. Y CALVO, A. M. (2018). Proyecto Coremans: Criterios de intervención en pintura de caballete. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Subdirección General de Documentación y Publicaciones.
SUTTON, P. C. Y LOUGHMAN, J. (1994). El siglo de oro del paisaje holandés. Madrid: Fundación Colección Thyssen-Bornemisza
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.