Metodologia para o tratamento do suporte da fonte escultórica na Praça Weyler (Santa Cruz de Tenerife)
Resumo
Este artigo mostra a metodologia desenvolvida na intervenção parcial de uma das conchas da fonte escultórica na Praça Weyler (Santa Cruz de Tenerife). Esculpida em mármore de Carrara, a peça apresentava uma série de fendas, fracturas e fissuras que punham em perigo a sua estabilidade estrutural, facilitavam as filtrações e impediam a funcionalidade da fonte. Igualmente, existia uma ação anterior inadequada que punha em risco a conservação da peça. Assim, os tratamentos foram ajustados à complexidade da localização e volume da fonte e os elementos introduzidos nestas intervenções anteriores foram eliminados. As soluções que propomos tiveram em conta a natureza urbana, pública e funcional da peça, a fim de garantir a sua correcta conservação.
Downloads
Referências
BRANDI, C. (2005). Theory of restoration, trans. Cynthia Rockwell. Firenze: Nardini.
CTS (s. f.). Barras de fibra de vidrio corrugada. https://shop-espana.ctseurope.com/142-barras-de-fibra-de-vidrio-corrugadas. [ consulta: 29/10/2022].
CTS (s. f. b). EPO 150 (producto bicomponente) https://shop-espana.ctseurope.com/82-epo-150-producto-bicomponente. [consulta: 29/10/2022].
GARCÍA PULIDO, DANIEL (2012a). “Rasgos inusuales de un espacio emblemático de Santa Cruz de Tenerife: Introducción la fuente de la plaza de Weyler (I)”. La Prensa. Revista semanal de El Día. Sábado, 7 de julio de 2012.
GARCÍA PULIDO, DANIEL (2012b). “Rasgos inusuales de un espacio emblemático de Santa Cruz de Tenerife: Introducción la fuente de la plaza de Weyler (II)”. La Prensa. Revista semanal de El Día. Sábado, 14 de julio de 2012.
LABORDE MARQUEZE, A. (coord.) (2013). Proyecto COREMANS: Criterios de intervención en materiales pétreos. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte.
MAS I BARBERÀ, X., y DURÉNDEZ HERNÁNDEZ, M. (2011). “La restauración en situaciones límite de pérdida estructural. La imponente pila bautismal renacentista de la Iglesia de Santa María de Ontinyent (Valencia)”. Ge-Conservacion, 2: 113-128. https://doi.org/10.37558/gec.v2i2.453.
OROPESA HERNÁNDEZ, T. (1999). La escultura pública en Canarias. Tesis Doctoral. Universidad de La Laguna.
PASOLINI, S. (2012). “Il restauro del Perseo della Vasca dell’Isola del Giardino di Boboli”. Kermes. 88, pp. 21-30.
VILLEGAS SÁNCHEZ, R. y SEBASTIÁN PARDO, E. M. (coords.) (2003). Metodología de diagnóstico y evaluación de tratamientos para la conservación de los edificios históricos. Sevilla: Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.