A importância da cor preta nas pinturas de José Guerrero. Estudo de caso do preto na sua obra ‘Black Ascending’
Resumo
A cor foi uma ferramenta de expressão para o pintor José Guerrero, e o negro foi fundamental em sua trajetória artística. O objetivo deste estudo é compreender a relevância dessa cor na sua pintura “Black Ascending” (1962-1963) através da análise desta obra, com especial interesse na sua mancha negra, a fim de determinar a sua extensão, cromaticidade e sentido simbólico, e fornecer dados colorimétricos para observar futuras mudanças de cor na obra. A metodologia utilizada foi teórico-documental-qualitativa e prática-quantitativa. Foram obtidos valores colorimétricos do quadro, que determinaram as suas principais áreas cromáticas, sendo a mancha negra a segunda mais extensa da sua superfície, rica em croma e simbolizando sentimentos que ressurgiram da memória do autor. O negro foi para ele uma cor determinante, vibrante e familiar, evocando as suas experiências e sendo utilizada como guia e estímulo criativo por excelência.
Downloads
Referências
ARGOTE, J. I. (2010). Expresionismo abstracto. Etapas y tendencias en la Escuela de Nueva York. Clyffort Still (1904-1980). http://asociacionceat.org/aw/1/still.htm [Fecha de consulta el 09.09.2023].
BAENA, F. (2014). Biografía de José Guerrero. En José Guerrero. The Presence of Black 1950-1966 [José Guerrero. Presencia del negro 1950-1966]. Granada: Centro José Guerrero y Patronato de la Alhambra y del Generalife. http://www.centroguerrero.es/wp-content/uploads/2016/01/GUERRERO-PRESENCE-OF-BLACK_red50.pdf [Fecha de consulta el 09.09.2023].
BELLIDO MÁRQUEZ, M. C. (2010). Estudio conservacional y análisis material de obras de arte contemporáneo. Un caso experimental: colección del Centro José Guerrero [Tesis doctoral]. Universidad de Granada. https://digibug.ugr.es/handle/10481/5635 [Fecha de consulta el 09.09.2023].
BORREGO JIMÉNEZ, M. A. (2012). Preparación de archivos para la impresión digital [recurso electrónico]. Antequera (Málaga): IC editorial.
CAPILLA I PEREA, P., ARTIGAS, J. y PUJOL, J. (dirs.) (2002). Fundamentos de colorimetría. Valencia: Universidad de Valencia.
Centro José Guerrero (s. f. a). José Guerrero: Biografía. http://www.centroguerrero.es/jose-guerrero/biografia/[Fecha de consulta el 09.09.2023].
Centro José Guerrero (s. f. b). Colección. https://centroguerrero.es/coleccion/black-ascending-1962-1963/ [Fecha de consulta el 09.09.2023].
Centro José Guerrero (2021). Centro Guerrero. 25/40. Presence of Black. Joan Fontcuberta [Centro José Guerrero.25/40: Presencia del negro. Joan Fontcuberta]. https://blogcentroguerrero.org/2021/04/40-pinturas-en-busca-de-voz-25-presence-of-black/ [Fecha de consulta el 09.09.2023].
Europa Press (22 de noviembre de 2014). Juan Vida y Luís Gracia Montero analizan el lunes la obra de José Guerrero Black Ascending. Europa Press. 20 minutos. https://www.20minutos.es/noticia/2304148/0/juan-vida-luis-garcia-montero-analizan-lunes-obra-jose-guerrero-black-ascending/ [Fecha de consulta el 09.09.2023].
GRAU, E. (1999). Gramática del color. Valencia: Institució Alfons el Magnánim.
GUERRERO, JOSÉ (s. f.) Archivo José Guerrero. Citado en José Guerrero. The Presence of Black 1950-1966, 34. Granada: Centro José Guerrero y Patronato de la Alhambra y del Generalife. http://www.centroguerrero.es/wp-content/uploads/2016/01/GUERRERO-PRESENCE-OF-BLACK_red50.pdf [Fecha de consulta el 09.09.2023].
GUERRERO, JOSÉ (2018). Psicología del color: cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón (1ª ed., 24ª reimp. ed.). J. Chamorro-Mielke (trad.) Barcelona: Gustavo Gili.
LEÓN, C. (2017). Cuarenta pinturas en busca de voz 16/40. Paisaje horizontal. Granada: Centro José Guerrero. http://www.centroguerrero.es/actividades/cuarenta-pinturas-busca-voz-1640-5-junio-2017/ [Fecha de consulta el 09.09.2023].
LÓPEZ, A. Y DI SARLI, A. R. (2016). EL modelo CIELAB, las fórmulas de diferencia de color y el uso de la norma europea EN 12878 en morteros y hormigones coloreado. Ciencia y tecnología de los materiales, 16, 41-53.
LUCAS, A. (30 del enero de 2015). Guerrero explosión en Manhattan. El Mundo. https://www.elmundo.es/cultura/2015/01/30/54ca8dd4268e3ea3158b4589.html [Fecha de consulta el 09.09.2023].
MORENO, T. (1996). El color: historia, teoría y aplicaciones. Francisco Hernández (pról.). Barcelona: Ariel.
ORTIZ, F. G. (2002). Procesamiento morfológico de imágenes en color: aplicación a la representación geodésica [Tesis doctoral]. Universidad de Alicante. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/10053 [Fecha de consulta el 09.09.2023].
ORTUÑO, P. (1980). Conversación con José Guerrero. En: José Guerrero. Catálogo de exposición (diciembre 1980-enero 1981), pp. 85- 151. Madrid: Ministerio de Cultura. Dirección General de Bellas Artes, Archivos y Bibliotecas.
PALAZZI, S. (1995). Colorimetria: la scienza del colore nell’arte e nella técnica. [Colorimetría: la ciencia del color en el arte y la tecnología]. Florencia: Nardini.
PHILIPS-INVERNIZZI, B., DUPONT, D. & CAZÉ, C. (2001) Bibliographical review for reflectance of diffusing media [Revisión bibliográfica de reflectancia de medios difusores]. Optical Engineening 40(6), 1082–1092.
PRADAS GALLARDO, C. (3 de mayo de 2018). Cómo afectan los colores al estado de ánimo. Psicología-online. https://www.psicologia-online.com/como-afectan-los-colores-al-estado-de-animo-329.html [Fecha de consulta el 09.09.2023].
QUESADA, E. Y HENARES, I. (2018). Orígenes de José Guerrero. Granada: Real Academia de Bellas Artes Nuestra Señora de las Angustias.
ROMERO, Y. (2014). José Guerrero. Los años americanos. En: José Guerrero. The Presence of Black 1950-1966 [José Guerrero. Presencia del negro 1950-1966]. Granada: Centro José Guerrero y Patronato de la Alhambra y del Generalife. http://www.centroguerrero.es/wp-content/uploads/2016/01/GUERRERO-PRESENCE-OF-BLACK_red50.pdf [Fecha de consulta el 09.09.2023].
ROMERO, Y. Y BAENA, F. (2014). José Guerrero. The Presence of Black 1950-1966. José Guerrero. En: The Presence of Black 1950-1966 [José Guerrero. Presencia del negro 1950-1966]. Granada: Centro José Guerrero y Patronato de la Alhambra y del Generalife. http://www.centroguerrero.es/wp-content/uploads/2016/01/GUERRERO-PRESENCE-OF-BLACK_red50.pdf [Fecha de consulta el 09.09.2023].
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.