A exposição de fotografia artística contemporânea: o sistema Face-mounting e os seus problemas específicos de conservação
Resumo
A evolução material e técnica da fotografia desde o momento da sua invenção foi vertiginosa e os diferentes sistemas de montagem fotográfica se foram desenvolvendo e sucedendo. Tanto a função estética como a função de preservação estiveram sempre presentes no planeamento dos diferentes sistemas de montagem para a exposição de fotografia ao longo da sua história. Assim, podemos encontrar desde sistemas de montagem tradicionais até opções em que as cópias ou impressões fotográficas são parte integrante de um todo indivisível - e irreversível - cujos materiais constituintes são, na sua maioria, de origem industrial. Entre estes últimos, destacamos o sistema Face-mounting, derivado do sistema de montagem original patenteado e denominado Diasec®.
Os problemas específicos de conservação associados às obras de Face-mounting devem-se aos mecanismos de alteração desenvolvidos por diversos fatores, que identificámos e agrupámos de acordo com os dez agentes de deterioração citados na Gestão de Riscos utilizada para o Património Museológico, relacionados com o sistema de análise através das escalas ABC e com o sistema de avaliação de riscos contemplado pelo ICCROM e pelo CCI. Acreditamos que o estudo que aqui apresentamos pode beneficiar tanto os artistas, aumentando a sua capacidade de controlo e conhecimento dos sistemas de montagem escolhidos para a exposição das suas fotografias, como as instituições responsáveis pela guarda e manutenção deste tipo de coleções.
Downloads
Referências
ARENAS, M. (2021). Soportes y montajes fotográficos contemporáneos: El Face-mounting, características y conservación-restauración [Tesis Doctoral].
ARENAS, M., Y GARCÍA, S. (2018). “Manipulación de los Face-mountings: Hacia un protocolo en el ámbito de la conservación preventiva”. En VI Congreso de Conservación del GEIIC. Vitoria-Gasteiz, 436-442. https://eprints.ucm.es/id/eprint/54858/
ARENAS, M, GARCÍA., S., ABENOJAR, J, et. al. (2018). “El efecto de la Temperatura y la Humedad Relativa sobre las uniones adhesivas en el sistema de montaje fotográfico Face-mounting” En IX Congreso Internacional de adhesión y adhesivos, Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 96-100.
CONNOR, M., Y BURGE, D. (2016). The Atlas of Water Damage on Inkjet-Printed Fine Art. Image Permanence Institute, Rochester: Institute of Technology. https://store.imagepermanenceinstitute.org/atlaswaterdamage/#page/4
CHÉRCOLES, R. (2016). Estudio del comportamiento físico-químico de materiales poliméricos utilizados en conservación y restauración de bienes culturales. [Tesis Doctoral]
HERRERA, R. (2015). “La conservación de patrimonio fotográfico”. En Patrimonio fotográfico: de la visibilidad a la gestión. Trea, 51-82.
HERRERA, R. (2014). “La conservación de fotografía contemporánea. Nuevos retos y problemas”. En Conservación de arte contemporáneo: 15ª Jornada. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 81-96. https://www.researchgate.net/publication/273127116_La_conservacion_de_fotografia_contemporanea_Nuevos_retos_y_problemas
JÜRGENS, M. (2001). Silicone Rubber Face-Mounting of Photographs to Poly (methyl methacrylate): Process, Structure, Materials, and Long-Term Dark Stability. A report submitted to the Department of Art in conformity with the requirements for the degree of Master of Art Conservation. Queen’s University, Kingston, Ontario. https://www.semanticscholar.org/paper/Silicone-rubber-face-mounting-of-photographs-to-and-J%C3%BCrgens/bfa4e36656b45dd26fe669a9008d212816440a9f
MELLEU SEHN, M. (2013). “El problema de la conservación de arte contemporáneo en el contexto de los préstamos a largo plazo”. En Conservación de arte contemporáneo: 14ª Jornada, Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 87-94. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5149646
PAVÃO, L. (2001). Conservación de Colecciones de Fotografía. Cuadernos Técnicos. Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico. Centro Andaluz de la Fotografía.
PEDERSOLI, J.L., ANTOMARCHI, C., Y MICHALSKI, S. (2016). Guía de Gestión de Riesgos para el Patrimonio Museológico. Canadian Conservation Institute (CCI), ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property, Gobierno de Canadá. Trad. IBERMUSEOS, ICCROM. http://www.ibermuseos.org/recursos/publicaciones/guia-de-gestao-de-riscos-para-o-patrimonio-museologico/
PÉNICHON, S., Y JÜRGENS, M. (2011). “Laminaçao plástica e montagem Fontal (face mounting) de fotografías contemporâneas”. Prácticas de montagem de fotografías contemporáneas. Cadernos técnicos de conservação fotográfica, 7. Funarte, Rio de Janeiro, 35-55. https://issuu.com/bdlf/docs/cadernos_tecnicos_7/24
PÉNICHON, S., JÜRGENS, M., Y MURRAY A. (2011). “A estabilidade na luz e no escuro de fotografías laminadas e Face-mounted (com montagem frontal): una investigaçã preliminar. Prácticas de montagem de fotografías contemporáneas. En Cadernos técnicos de conservação fotográfica, 7. Funarte, Rio de Janeiro, 21-34.
PÉNICHON, S., JÜRGENS, M., Y MURRAY, A. (2002). “Light and Dark Stability of Laminated and Face-Mounted Photographs: A Preliminary Investigation”. Studies in Conservation 47(3): 154-159. https://www.semanticscholar.org/paper/LIGHT-AND-
DARK-STABILITY-OF-LAMINATED-AND-A-P%C3%A9nichon-J%C3%BCrgens/c68b925f2ecd27a2d1e8adad8e2d74601220dff9
PEÑA, S. (2014). La conservación preventiva durante la exposición de fotografía. Gijón: Ediciones Trea.
POSADA, B. (2012). “La degradación de los plásticos”. Revista Universidad EAFIT, (30)94: 67-86. https://repository.eafit.edu.co/handle/10784/16534
ROTAECHE, M. (2007). Transporte, Depósito y Manipulación de Obras de Arte. Madrid: Síntesis.
SAN ANDRÉS, M., DE LA ROJA, J. M., CHÉRCOLES, R., et. al. (2010). “Envejecimiento con radiación UV de una variedad de cartón pluma neutro: Estudio de su evolución cromática y composición”. Óptica Pura y Aplicada, 43 (4), 219- 227
SMITH, M. (2012). “Face-Mounting Techniques for Contemporary Photographs and Digital Images”. En 7th AICCM Book, 75-81. https://aiccm.org.au/wp-content/uploads/2019/11/SMITHPaper.pdf
WEI, W. (2008). “International Research on the Conservation and Restoration of Face-Mounted Photographs”. En ICOM-CC 15th Triennial Conference, New Delhi, 702-708. https://www.academia.edu/es/7977587/International_research_on_the_conservation_and_restoration_of_face_mounted_photographs
WILHELM, H., Y BROWER, C. (1993). The Permanence and Care of Color Photographs. Grinnell, EUA: The Preservation Publishing Company.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.