Itinerários na Coleção de Gessos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Palavras-chave: gesso, coleção, património, conservação, restauro, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Resumo

A coleção de gessos da antiga Academia de Belas-Artes de Lisboa, hoje Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa apresenta atualmente três vertentes essenciais: um campo de memória e de história do próprio estabelecimento de ensino; um repositório de material didático de que os alunos ainda hoje utilizam para desenhar, pintar ou esculpir; e um campo ligado à conservação e restauro, na qual a coleção tem sido na última década estudada, recuperada e conservada pelos alunos desta faculdade. Se a primeira vertente é fundamental, a segunda pode ser importante e a última é essencial, como forma de preservar e estudar. A coleção de gessos nas suas múltiplas polissemias poderá ser entendida com uma paisagem, na qual se podem criar itinerários e viagens físicas e mentais; percursos, com partida, mas de chegada(s) desconhecida(s), que o presente artigo se propõe realizar.

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Biografias Autor

Eduardo Duarte, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa) Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)

Licenciado em Design de Equipamento pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1990); Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a dissertação: Carlos Amarante e o Final do Classicismo (1997); Doutor em Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa com a tese: Desenho Romântico Português. Cinco Artistas Desenham em Sintra (2007).
Participou no XXXVI Corso Internazionale sull’Architettura di Andrea Palladio (1994) e em congressos, colóquios e seminários em Portugal, França e Brasil. Algumas Publicações: Carlos Amarante (1748-1815) e o Final do Classicismo. Porto: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 2000; A Escultura na Primeira República. Coleção A República das Artes. Vol. 4. Conceção e Coordenação de Rui Vieira Nery. Lisboa: Tugaland, 2010; Artigos nas revistas e dicionários: Claro/Escuro; Monumentos; Arte Teoria; The Dictionary of Art London: Macmillan Publishers/New York: Grove; Dicionário de Escultura Portuguesa, etc.
Professor Auxiliar de Ciências da Arte e do Património na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Diretor do Departamento de Ciências da Arte e do Património na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Membro Integrado do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA).
Áreas de investigação: Escultura, Desenho; Arquitetura e Tratadística dos séculos XVI-XVIII; Ensino das Artes Plásticas.

Marta Frade, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa) Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)

Iniciou a sua formação na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra em 1997, onde cultivou o seu interesse pelo património em gesso. Este material acabou por ser de extrema importância na sua carreira académica. Em 2005, concluiu a licenciatura em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar. Desde 2011, é Professora Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Terminou o seu doutoramento com uma tese sobre Conservação e Restauro de Escultura em gesso, em 2018.

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Publicado
2023-06-21
Como Citar
Duarte, E., & Frade, M. (2023). Itinerários na Coleção de Gessos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ge-Conservacion, 23(1), 100-109. https://doi.org/10.37558/gec.v23i1.1225
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