Reflexión sobre la conservación del arte contemporáneo y su aportación a la historia del arte

  • Alicia García González Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Palavras-chave: Arte contemporâneo, conservação, restauração, investigação, documentação accessível, obra de arte.

Resumo

A análise histórica da arte contemporânea propõe diversos problemas que a arte de outras épocas não apresenta, e obriga aos profissionais à aplicar em muitas situações uma metodologia de trabalho inter-disciplinar. Neste sentido, a labor de conservação, na qual se inclui a coordinação e assessoramento em diferentes aspectos da obra de arte, além da recopilação da informação e documentação, converteu-se em uma fonte fundamental para o estudo da arte. Esta labor vêm-se realizando de maneira exaustiva nos museus de arte contemporâneo graças ao seu compromisso com a investigação, divulgação e conservação da sua colecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Alicia García González, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Licenciada en Historia del Arte y Bellas Artes por la Universidad de Salamanca. Titulada en Conservación y Restauración por la E.S.C.R.B.C. de Madrid. DEA en “Teoría e Historia del Arte en la Edad Contemporánea”, Universidad Complutense de Madrid.
Desde el 2008 colabora con el Departamento de Conservación del Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía gracias a una beca del Ministerio de Cultura.
Publicado
2011-09-28
Como Citar
García González, A. (2011). Reflexión sobre la conservación del arte contemporáneo y su aportación a la historia del arte. Ge-Conservacion, 133-140. https://doi.org/10.37558/gec.v0i0.30
Secção
Artículos