La paleta de un artista veneciano del siglo XVI: materiales y métodos de Giovanni da Mel
Resumo
Giovanni da Mel (1480-1549) fue un artista del Renacimiento italiano que trabajó en la región del Veneto y se dedicó a la técnica del fresco en el taller de su familia. Durante la última parte de su vida, en la iglesia de Trichiana (Belluno), pintó la única obra sobre tela que se le atribuye.
Gracias a la colaboración entre restauradores y científicos, ha sido posible estudiar profundamente esta pintura peculiar. Las técnicas de imagen facilitaron la identificación de la metodología artística, por ejemplo resaltando el uso del grabado de la preparación para delinear el dibujo (típico de la técnica del fresco). Luego, la aplicación de análisis puntual permitió identificar la paleta del artista, revelando algunas características, desde la adición de un pigmento a base de cobre hasta el carbón animal (negro de hueso), para secar el óleo. Las técnicas diagnósticas caracterizaron completamente el retablo desde un punto de vista metodológica y de los materiales.
Downloads
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.