O Registo 3D como meio de análise e divulgação do património escultórico. O caso da escultura de cera da Ecorché
Resumo
A aplicação de tecnologias tridimensionais a Conservação e a Restauração do Patrimônio Cultural constitui uma ferramenta e um processo de grande potencial que, hoje, é essencial para a documentação e o planeamento de qualquer intervenção; especialmente, se for sobre uma obra escultural-ornamental. Na última década, observou-se um crescimento forte e rápido da utilização dessas tecnologias, o que provocou a emergencia no mercado de uma multidão de matérial technologico com propriedades diferentes em termos de capacidade, de maniabilidade e de resolução grafica. Este trabalho mostra o processo de registro 3D realizado sobre uma cópia do Houdon Écorché, uma verdadeira escultura composta de cera, que é exposta no salão da Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica da cidade de Valência. No processo, utilizou-se um modelo de scanner a laser portátil com luz branca de alto desempenho, GoScan3D, da empresa Creaform. Da mesma forma, os diferentes fatores envolvidos no registro do trabalho (tamanho, composição, brilho, estado de preservação) e, derivados da tecnologia utilizados em relação às características da peça (triangulação, resolução, reverberação de a superfície do trabalho em contato com a luz do scanner, a absorção de cores escuras e o posicionamento em relação à superfície do trabalho, entre outros). Da mesma forma, os dados coletados foram interpretados e posteriormente otimizados, usando o software VXelements. Os resultados obtidos mostram a versatilidade do material e a qualidade do elemento 3D para melhorar os processos de análise e a difusão do trabalho em meios de difusão virtuais e interativos.
Downloads
Referências
DÍAZ GÓMEZ, F. et al. (2015). “Modelado 3D para la generación de patrimonio virtual”. Virtual Archaeology Review, v. 6, n. 12, p. 29-37, ISSN 1989-9947. [consulta: 11/10/2017]
DÍAZ-MARÍN, C., AURA-CASTRO, E., SÁNCHEZ-BELENGUER, C., et al. (2016). “Cyclododecane as opacifier for digitalization of archaeological glass”. Journal of Cultural Heritage, 17, http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1296207415001132 [consulta: 11/10/2017]
GRACIANO, A. et al. (2017). “Digitization of religious artifacts with a structured light scanner”. Virtual Archaeology Review, v. 8, n. 17, ISSN 1989-9947. https://polipapers.upv.es/index.php/var/article/view/4650 [consulta: 11/10/2017]
MADRID, J. (2012). “Aplicación de la técnica radiográfica digital en el estudio de Bienes Culturales. Caso de estudio de un desollado”. Revista Asociación Española de Ensayos No Destructivos. 61. ISSN 1888-9166 http://jmadrid.webs.upv.es/Files/Revista%20AEND%2061%20-%20Arte%20y%20Patrimonio.pdf [consulta: 11/10/2017]
MAS BARBERÀ, X. (2011). Métodos de sutitución: La réplica escultórica: Procedimientos de sustitución como intervención de conservación preventiva. Editorial de la UPV, Valencia, Ref. 2011.513
PORTILLO AMAVISCA, N., MOLINA, L., TRUJILLO, G. (2011). Escáner láser de objetos tridimensionales: conceptos y diseño. Alemania : Editorial Académica Española. ISBN 9783846576335
ROBLES ORTEGA, M. D., ORTEGA ALVARADO, L., FEITO HIGUERUELA, F. R. (2017). “Advances in 3D Spatial Information Systems. Applications in cultural heritage and virtual archeology”. Virtual Archaeology Review, v. 6, n. 12, ISSN 1989-9947. https://polipapers.upv.es/index.php/var/article/view/4161 [consulta: 11/10/2017]
RUIZ TORRES, D. (2017). El uso de tecnologías digitales en la conservación, análisis y difusión del patrimonio cultural. Acción Cultural Española (AC/E). ISBN: 978-84-15272-87-8
SCOTT-SPENCER, M. (2017), Introducction to Zbruzh 4R8. 2º ed, EEUU, The Gnomon Workshop, https://www.thegnomonworkshop.com/tutorials/introduction-to-zbrush-4r8 [consulta: 11/10/2017]
Webgrafía
AUTODESK. Autodesk Maya y Autodesk 3DsMax. https://www.autodesk.es/products [consulta: 11/10/2017]
BLENDER. Blender https://www.blender.org/ [consulta: 11/10/2017]
CHAOSGROUP. Vray. https://www.chaosgroup.com/ [consulta: 11/10/2017]
CREAFORM. https://www.creaform3d.com/es [consulta: 11/10/2017]
FORMLABS. Impresora SLA Form2 y software Preform. https://formlabs.com/ [consulta: 11/10/2017]
I.MATERIALISE. Servicios de impresión 3D. https://i.materialise.com/ [consulta: 11/10/2017]
IMPRIMALIA. Comparador de impresoras 3d. http://imprimalia3d.com/impresoras3d [consulta: 11/10/2017]
MAXON. Cinema 4D. https://www.maxon.net/es/ [consulta: 11/10/2017]
NEXT LIMIT. Maxwell. http://www.nextlimit.com/maxwell/ [consulta: 11/10/2017]
NVIDIA. Mental Ray e Iray http://www.nvidia.es/object/advanced-rendering-es.html [consulta: 11/10/2017]
OTOY. Octane Render. https://home.otoy.com/render/octane-render/ [consulta: 11/10/2017]
PIXAR. Render Man. https://renderman.pixar.com [consulta: 11/10/2017]
PIXOLOGIC. Zbrush. http://pixologic.com/ [consulta: 11/10/2017]
SCULPTEO. Servicios de impresión 3D y corte láser. https://www.sculpteo.com/es/ [consulta: 11/10/2017]
SKETCHFAB. Plataforma de visulaización 3D https://sketchfab.com/models/popular [consulta: 11/10/2017]
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.