Processamento de imagem digital (PID) como meio de análise, documentação e monitorização da corrosão do aço de carbono aplicado na escultura de Gonçalo Jardim

  • Ana Sofia Alvarez Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
  • João Linhares Universidade do Minho, Centro de Física e Visão das Cores
  • Ana Bailão Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, FBAUL/CIEBA; Centro de Investigação para a Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica, Centro Regional do Porto
Palavras-chave: processamento de imagem digital, entropia, monitorização, corrosão, escultura em aço

Resumo

O presente artigo pretende dar a conhecer um método de monitorização não invasiva do processo de corrosão da escultura de aço de Gonçalo Jardim, através do sistema de processamento de imagem digital. Esta investigação teve como principal objetivo desenvolver um algoritmo que faça o tratamento da informação de várias funções locais da morfologia da corrosão, através da extração de parâmetros quantitativos da imagem que exprimam essa informação. Para este efeito foi calculado o valor médio absoluto da entropia das imagens, que avalia a evolução da morfologia da corrosão da obra a longo prazo, de modo a documentá-la e analisar se há manutenção ou aumento da corrosão com o decorrer do tempo e, neste último caso, em que proporção

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Biografias Autor

Ana Sofia Alvarez, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Licenciatura em Artes Visuais – Multimédia, na vertente de escultura, com especialização em metais, pela Escola de Artes da Universidade de Évora, Évora, Portugal (2014). Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal (2018). A pesquisa de mestrado foi sobre a monitorização da corrosão atmosférica de ligas ferrosas, através do método de processamento de imagem digital.

João Linhares, Universidade do Minho, Centro de Física e Visão das Cores

Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2002). Em 2006 obteve o grau de MPhil em Optometria e Neurociência pela Faculty of Life Sciences of the University of Manchester, Manchester, Reino Unido. De volta à Universidade no Minho, continuou a sua investigação e formação, obtendo o Doutoramento em Ciências pela Escola de Ciências da Universidade do Minho em 2011. De Março de 2011 a Julho de 2012 foi Lecturer, e de Agosto de 2012 a Agosto de 2013 foi Senior Lecturer, no departamento de Vision and Hearing Sciences, na Anglia Ruskin University, Cambridge, Reino Unido. Em Julho de 2013 obteve o estatuto de Fellow da Higher Education Academy após a conclusão com sucesso da pós-graduação em Learning and Teaching (Higher Education) atribuída pela Anglia Ruskin University, Cambridge, UK. Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Física da Universidade do Minho.

Ana Bailão, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, FBAUL/CIEBA; Centro de Investigação para a Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica, Centro Regional do Porto

Licenciatura em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, Tomar, Portugal (2005) e mestrado em Pintura Conservação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal (2010). A pesquisa de mestrado foi sobre metodologias e técnicas de retoque. Doutoramento em Conservação de Pinturas na mesma universidade, em colaboração com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e com o Instituto do Património Cultura de Espanha (IPCE), em Madrid. A pesquisa de doutoramento foi sobre os critérios e metodologias que podem ajudar a melhorar a qualidade do retoque da pintura. Desde 2004 que realiza trabalhos de conservação e restauro. Desde de 2008 que tem trabalhado como docente de conservação e restauro, trabalhando atualmente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, como docente do Departamento de Ciências da Arte e do Património.

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Publicado
2020-06-25
Como Citar
Alvarez, A. S., Linhares, J., & Bailão, A. (2020). Processamento de imagem digital (PID) como meio de análise, documentação e monitorização da corrosão do aço de carbono aplicado na escultura de Gonçalo Jardim. Ge-Conservacion, 17(1), 64-70. https://doi.org/10.37558/gec.v17i1.614
Secção
Artículos