Proposta metodológica para exame, registo e representação gráfica dos brocados aplicados
Resumo
A falta de uma fórmula comum entre os profissionais e estudiosos que trabalham com brocados aplicados levou o grupo de trabalho europeu de especialistas em escultura policromada a definir um procedimento de exame, registo e representação gráfica que permita aprofundar o estudo desta delicada e frágil técnica através de uma informação normalizada. Este trabalho reúne os aspetos do brocado aplicado que devem ser examinados; como estes podem ser recolhidos e registados de acordo com as condições e estratégias mais inócuas para a obra e propõe, por fim, um procedimento para a sua representação gráfica.
Downloads
Referências
BARRIO OLANO, M., BERASAIN SALVARREDI, I., (2017). Applied Brocade in the altarpiece of the Coronation of the Virgin of Errenteria (Basque Country), Polychrome sculpture: Tool Marks, Construction Techniques, Decorative Practice and Artistic Tradition, ICOM-CC: 3: 106-115.
BARRIO OLANO, M., BERASAIN SALVARREDI, I., (2018). El Retablo de los Santos de la Colegiata de San Cosme y San Damián de Covarrubias (Burgos): estudio de la policromía. Ge-conservación, [S.l.], 13 (1): 29-40 https://doi.org/10.37558/gec.v13i0.569.
BERASAIN, I., BARRIO, M., (2006), “Consideraciones sobre el brocado aplicado en el retablo de la Puebla de Arganzón”, Akobe, 7: 38-41.
CARRASSÓN, A., (2007). “La Restauración” en El Retablo Mayor de la Iglesia Parroquial de San Pablo de Zaragoza. Restauración 2006, Zaragoza: 129-168.
CARRASSÓN, A., (2012). “Los procedimientos técnicos de la policromía del retablo mayor de Santa María de Tauste”, El retablo mayor renacentista de Tauste, Carmen Morte García y Margarita Castillo Montolar (coords.), Zaragoza: Instituión Fernando el Católico (C.S.I.C.), 134-140.
EGUILUZ, J., Introducción a CSS, Uniwebsidad, https://uniwebsidad.com/libros/css/capitulo-3/colores [Consulta: 12/06/2020].
FRINTA, M., (1963). “The Use of Wax for Appliqué Relief Brocade on Wooden Statuary”, Studies in Conservation, 8(4):136-149, https://doi.org/10.1179/sic.1963.021.
GEELEN, I., STEYAERT, D., con la contribución de Cécile Glaude, Elisabeth Ravaud, Jana Sanyova, Steven Saverwins & Wivine Wailliez (2011). Imitation and illusion: Applied Brocade in the Art of the Low Countries in the Fifteenth and Sixteenth Centuries, Royal Institute for Cultural Heritage, Royal Institute for Cultural Heritage.
GÓMEZ ESPINOSA, T., (2001). “Policromía del Gótico final. El retablo mayor de la Catedral de Toledo y obras burgalesas de Gil Siloe” en Actas Congreso Internacional sobre Gil Siloe y la Escultura de su época, Burgos: 573-582.
GÓMEZ ESPINOSA, T., GÓMEZ GONZÁLEZ, M., (2005). “Policromía tardogótica española”, Ao Modo da Flandres, Disponibilidade, inovação e mercado da arte, Madrid: Fundación Carlos de Amberes: 265-278.
GONZÁLEZ-LÓPEZ, M. J., (2000). “Brocado aplicado: fuentes escritas, materiales y técnicas de ejecución”, en PH Boletín, nº 31: 67-77 https://doi.org/10.33349/2000.31.993.
HECHT, B., (1980). “Betrachtungen über Pressbrokate”, Maltechnik, 1 Restauro: 22-49.
MONOGRÁFICA, (2017). RGB vs. CMYK: Una guía para diseñadores, https://monografica.es/rgb-vs-cmyk-una-guia-para-disenadores/ [Consulta: 13/06/2020].
NADOLNY, J., (2003). “The gilded tin-relief backgrounds of the Thornham Parva Retable and the Cluny frontal: technical and stylistic context”, The Thornham Parva Retable. Technique, conservation and context of an English medieval painting, Cambridge: Hamilton Kerr Institute, 174-188.
PERUSINI, T., PERUSINI, G., (1983). “La tecnica del Pressbrokat nelli altare di Giovanni Martini di Remanzacco” en Restauro nel Fruili – Venezia Giulia, Belle arti e arti decorative. Manutenzione e riparazione, Diz.: 22, Memorie della Scuola Regionale di Restauro, 1: 28-35.
ROBERTO AMIEVA, C., (2014). El brocado aplicado en Aragón. Fuentes, tipologías y aspectos técnicos. Huesca: Estudios Altoaragoneses.
ROBERTO AMIEVA, C., (en prensa). “Aplicaciones y relieves con láminas metálicas en el Pórtico de la Gloria: el brocado aplicado” en La restauración del Pórtico de la Gloria, Ministerio de Cultura y Deporte, Madrid.
RODRÍGUEZ LÓPEZ, A., (2009). Análisis y clasificación de los brocados aplicados de los retablos de Guipúzcoa, Tesis doctoral, Universidad del País Vasco.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.