A cooperação entre conservador e artista durante o desenvolvimento do processo criativo e montagem expositiva. O caso de Sheela Gowda em Bombas Gens Centre d’Art
Resumo
Desde há várias décadas que os críticos e os especialistas do mundo da arte e da conservação se preocupam em teorizar em torno da passagem do tempo e das suas consequências no estado das obras. A transformação dos materiais utilizados na criação artística, interpretada como deterioração ou alteração, mas também como evolução natural e desejável, ocupará os constantes debates em torno desta questão. O caso da exposição Sheela Gowda. Remains, no Bombas Gens Centre d’Art, Valencia, apresentou-nos um grande exemplo desta situação. Acompanhados pela artista durante todo o processo, realizamos trabalhos de conservação nos quais nos vimos a realizar diversas tarefas para garantir a estabilidade e o reajuste das suas instalações, entendendo a conservação neste ponto como um ato de criação participativa com a artista, para aprofundar a sua intencionalidade, função da obra e composição integral.
Downloads
Referências
ALTHÖFER, H. (2003). “Las dos finalidades de la restauración”. En Restauración de pintura contemporánea. Tendencias, materiales, técnicas, Althöfer, H. (coord.). Madrid: Istmo, 9-18.
HUMMELEN, I., SILLÉ, D. & ZIJLMANS, M. (eds.) (1999). Modern art: who cares?: an interdisciplinary research project and international symposium on the conservation of modern and contemporary art. Ámsterdam: Foundation for the Conservation of Contemporary.
HUYS, F. (2011). “The artist is involved! Documenting complex works of art in cooperation with the artista”. In Inside installations. Theory and practice in the care of complex artworks, Scholte, T. and Wharton, G. (ed.). Amsterdam: Amsterdam University Press, 105-118.
LLAMAS, R. (2014). Arte contemporáneo y restauración o como investigar entre lo material, lo esencial y lo simbólico. Madrid: Editorial Tecnos.
MAYTHÉ, A. (2014). “El trabajo con artistas: conocer la intencionalidad de los materiales con el fin de garantizar la correcta conservación de sus obras”. En Conservación de Arte Contemporáneo, 15ª Jornada, Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 31-36.
MORGAN, J. (2013). “Material concern: the art of Sheela Gowda”, Artforum, 51 (9): 302-309.
WIELOCHA, A. (2018). “The Artist Interview As a Platform for Negotiating an Artwork’s Possible Futures”, Art and Documentation, 17: 31-45. http://www.journal.doc.art.pl/pdf17/Art_and_Documentation_17_wielocha.pdf. [consulta: 13/09/2021].
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.