Una reflexão teórica sobre a documentação da arte contemporânea: uma proposta para um protocolo cronológico

Palavras-chave: teoria, arte contemporânea, documentação, protocolo

Resumo

A obra de arte contemporânea é uma entidade complexa formada por vários planos sobrepostos: o plano material, o plano conceptual e o plano biográfico. A necessidade de apreender a entidade, determinando onde se encontram os seus atributos substanciais, aqueles que determinam a sua consistência e constituem tanto a sua essência como a sua especificidade, é o objectivo da documentação.
Este artigo propõe um protocolo de documentação que retoma, de uma perspectiva empírica e útil, a ordem em que se devem documentar as diferentes ações do conservador de arte contemporânea. Este protocolo deve analisar os diferentes planos que compõem as obras de arte; deve aplicar um modelo de tomada de decisões atualizado e priorizar a importância relativa dos componentes materiais e imateriais das obras de arte. Deve igualmente incluir a documentação do próprio processo de intervenção. A ordem e as ferramentas para consegui-lo são analisadas neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rosario Llamas-Pacheco, Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio de la Universidad Politécnica

Es doctora en Bellas Artes. Es miembro del Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio de la Universidad Politécnica de Valencia. Ha impartido clase en diversas universidades, tanto en grado, como en máster y doctorado. Ha dirigido más de veinte tesis de máster y trabajos de investigación, así como varias tesis doctorales. En el ámbito de la gestión universitaria, ha sido directora académica del Máster en Conservación y Restauración de Bienes Culturales de la Universidad Politécnica de Valencia.
Cuenta con una gran cantidad de publicaciones, tanto de tipo docente como investigador. Ha publicado en las revistas nacionales e internacionales más prestigiosas, y ha participado en gran cantidad de eventos relativos a la conservación y restauración del arte contemporáneo. Ha sido la investigadora responsable de diferentes proyectos de investigación.

Referências

ALTHÖFER, H. (2003). Restauración de pintura contemporánea. Tendencias, materiales, técnica. Madrid: Akal.

BRANDI, C. (2002). Teoría de la restauración. Madrid: Alianza Editorial.

CAPONI, G. (2018). “Esencia e identidad en Filosofía de la Taxonomía.” Culturas Científicas 1 (2): 1–15

DANTO, A. (1989). “Interprétation et Identification”, La transfiguration du banal: Une philosophie de l’art, trad. de Claude Hary-Schaeffer, Paris: Editions du Seuil, 195-196.

EL INDEPENDIENTE. (2021). “Colectivos vecinales cubren la pintura negra del mural de Ciudad Lineal con rostros de mujeres”, Disponible en: https://www.elindependiente.com/espana/2021/03/08/el-mural-feminista-de-ciudad-lineal-aparece-vandalizado-en-el-8m/ [Accessed in 25-05-2021].

FERRATER MORA, J. (1975b). Diccionario de la filosofía. Buenos Aires: Sudamericana.

GONZÁLEZ-VARAS, I. (2008). Conservación de Bienes Cculturales. Teoría, historia, principios y normas. Madrid: Ediciones Cátedra, 40.

HEYDENREICH, G. (2011). “Documentation of Change — Change of Documentation.” in Inside Installations. Theory and Practice in the Care of Complex Artworks, ed. Scholte, T. and Wharton, G., Amsterdam: Amsterdam University Press, 155-171.

HEYDENREICH, G.; FISCHER, A.; GIEBELER, J.; SARTORIUS, A. (2019). “The Decision-Making Model for Contemporary Art Conservation and Presentation”, Colonia: Cologne Institute of Conservation Sciences / TH Köln.

IRVIN, S. (2005). “Interprétation et description d’une oeuvre d’art”, Philosophiques, 32(1): 135–148. https://id.erudit.org/iderudit/011067ar [Accessed in 2019-12-16].

IRVIN, S. (2006). “Museums and the shaping of contemporary artworks”, Museum Management and Curatorship 21: 143–156.

LOCKE, J. (2002). Compendio del ensayo sobre el entendimiento humano. Madrid: Alianza Editorial.

LLAMAS, R. (2014). Arte contemporáneo y restauración. O cómo investigar entre lo material, lo esencial y lo simbólico. Madrid, Tecnos.

LLAMAS, R. (2020). “Some Theory for the Conservation of Contemporary Art”, Studies in Conservation, https://doi.org /10.1080/00393630.2020.1733790

MARTORE, P. (2009). “The Contemporary Artwork Between Meaning and Cultural Identity.” CeROArt, 4. https://doi.org /10.4000/ceroart.1287.

MOSCOVICI, S. (2001). Social representations. New York: Ed. Gerard Duveen, New York University Press.

MUÑOZ, S. (2003). Teoría contemporánea de la restauración. Madrid: Editorial Síntesis, 84-86.

PEREIRA, H. (2017). “Conservation in an era of participation”, Journal of the Institute of Conservation, 40(2): 97-104. https://doi.org/10.1080/19455224.2017.1319872.

STIGTER, S. (2016). “Autoethnography as a New Approach in Conservation”, Studies in Conservation 61(sup.2): 227-232. https://doi.org/10.1080/00393630.2016.1183104

STIGTER, S. (2017). “A behaviour index for complex artworks: A conceptual tool for contemporary art Conservation”, In J. Bridgland (Ed.), ICOM-CC 18th Triennial Conference Preprints: Copenhagen, 4–8 September 2017 [0910] Paris: ICOM-CC.

SOUSA, M.; LLAMAS, R. (2016). “Values, ideas, and practices in social representation of the subject: A posible dialogue between artist and conservator on Contemporary art”, Studies in Conservation, 61(sup2): 263-264. https://doi.org/10.1080/00393630.2016.1181898

SZMELTER, I. (2013). “New Values of Cultural Heritage and the Need for a New Paradigm Regarding its Some Theory For The Conservation Of Contemporary Art 11 Care.” CeROArt [Online], https://doi.org/10.40 00/ceroart.3647

VAN DE VALL, R; HÖLLING, H.; SCHOLTE, T.; STIGTER, S. (2011). Reflections on a biographical approach to Contemporary art Conservation, ICOM-CC 1 th Triennial Conference Preprints: Lisbon, 4–8 September 2011 [0910] Paris: ICOM-CC.

VAN SAAZE, V. (2013). Installation Art and the Museum. Presentation and Conservation of Changing Artworks, Amsterdam: Amsterdam University Press.

VAN SAAZE, V. (2014). “In the absence of documentation. Remembering Tino Sehgal´s constructed situations” in ed. Almeida, L.; Macedo, R.; Heydenreich, G., Performing documentation in the Conservation of Contemporary art, Lisboa: Instituto da Historia de Arte.

VAN DE VALL, R; HÖLLING, H.; SCHOLTE, T.; STIGTER, S. (2011). “Reflections on a biographical approach to Contemporary art Conservation”, Lisbon: ICOM-CC: 16th Triennial Conference, 19-23 September.

VAN DE VALL, R. (2017). “Documentando dilemas. Sobre la relevancia de los casos éticamente ambiguos.” Sin Objeto, 00: 83–100. https://doi.org/10.18239/sinobj_2017.00.05.

VERBEECK, M. (2019). “De l’intention de l’artiste à l’effet de l’œuvre. Changer l’approche en conservation?” CeROArt. https://doi.org/10.4000/ceroart.602

VOS, A. (2006). The philosophy of John Duns Scotus. Norfolk: Ed. Edinburg University Press, 412.

WHARTON, G. (2013). “Dynamics of participatory conservation: The Kamehameha I sculpture Project”, Journal of the American Institute for Conservation 47(3): 159–173. https://doi.org/10.1179/019713608804539592

WHARTON, G. (2015). “Public access In the age of documented art”, Revista de História da Arte (4), 180-191.

Publicado
2022-03-30
Como Citar
Llamas-Pacheco, R. (2022). Una reflexão teórica sobre a documentação da arte contemporânea: uma proposta para um protocolo cronológico. Ge-Conservacion, 21(1), 152-164. https://doi.org/10.37558/gec.v21i1.813
Secção
Artículos